Evento abriu as atividades em celebração à data e foi realizado na praça da Vila do Doce, região central da cidade
A Câmara de Vereadores de Ribeirão Pires promoveu, pelo segundo ano consecutivo, a sessão solene em celebração ao Dia Municipal de Patacori Ogum, conforme Lei nº 6.628/2021, aprovada pelo Legislativo e de autoria da vereadora Márcia Gomes.
O evento, organizado pela LIREMARP (Lideranças Religiosas de Matrizes Africanas de Ribeirão Pires), com apoio da do Legislativo e Prefeitura municipal, foi realizado na praça da Vila do Doce e abriu as festividades realizadas pela municipalidade, no último domingo, dia 23.
A atividade contou, acima de tudo, com a participação de líderes espirituais da cidade, das religiões Candomblé e Umbanda.
Além da vereadora, estiveram presentes o deputado federal Vicente de Paula (Vicentinho); a vice-prefeita de Diadema, Patrícia Ferreira; Yara Bento, do projeto SOS Racismo da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo); bem como representante do Sindicato dos Metalúrgicos e líderes de religiões de matrizes africanas da cidade e também membros da LIREMARP.
Após a sessão solene, foram realizadas homenagens e o Xire para Ogum (louvação) pelas três Casas de Axé da coordenação – Ilê Axé Iya Oloxum, Casa de umbanda Xangô Agodô e Mestre Quirino, Tenda de Umbanda Pai Oxalá Fé Amor e Caridade. Em seguida, os participantes saíram em cortejo, finalizado no Complexo Ayrton Senna.
A entidade
Ogum é uma divindade de origem africana (orixá) cultuado em religiões afro-brasileiras.
Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força. Orixá do ferro, dos agricultores, da guerra, dos caçadores, da tecnologia.
É ligado, da mesma forma, à criatividade e à transformação.
Ogum é, em conclusão, o patrono dos soldados e o Orixá da abertura dos caminhos.