Passageiros que embarcam e desembarcam diariamente dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em São Caetano do Sul já transitam pela Estação Prefeito Walter Braido, no Centro, em primeiro lugar, com mais conforto e segurança.
As obras de modernização e de acessibilidade do espaço foram entregues, portanto, pelo governo do Estado, nesta quinta-feira (20.04).
A cerimônia contou, acima de tudo, com a participação do prefeito José Auricchio Júnior.
“Esta obra qualifica o sistema de transporte metropolitano. Vamos avançar com a reforma do Terminal Rodoviário, que será licitada em breve, e temos a expectativa pela rápida concretização do BRT”, afirmou, em resumo, o chefe do Executivo.
Meio século depois
A última grande intervenção na Estação São Caetano da CPTM havia sido, por exemplo, há 50 anos.
A reforma foi conquistada, além disso, após articulação do deputado estadual Thiago Auricchio junto ao governo do Estado.
“Essa é mais uma luta do nosso mandato que se concretiza. Essa obra modernizou e trouxe acessibilidade completa para a estação, o que resulta em mais conforto para os passageiros”, ressaltou o parlamentar, sendo corroborado pelo cadeirante Marco Pellegrini, de 59 anos, que aprovou as intervenções de acessibilidade.
O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro, e o diretor de Engenharia da companhia, Marcelo Machado, participaram do ato.
“Uma obra extremamente importante para a região, dentro dos investimentos que promovemos na Linha 10-Turquesa”, observou Tegon.
As intervenções foram iniciadas em agosto de 2021.
O destaque foi a construção de uma grande passarela metálica para a transposição das seis plataformas.
Essas também receberam melhorias, como o alteamento e a redução dos vãos da área de embarque e desembarque.
Foram instalados pisos de granito em toda a estação, além de sanitários acessíveis.
Um mural em homenagem a São Caetano, de autoria do artista Adélio Sarro Sobrinho, foi instalado no local.
Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para o início das obras da Estação Aracaré, da linha 12-Safira.