O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, anunciou a concessão de crédito da Prefeitura direto ao empreendedor, sem a intermediação de instituições financeiras. A iniciativa visa incentivar a geração de emprego e renda aos microempreendedores individuais, empreendedores de micro e pequenas empresas, bem como profissionais autônomos e empreendedores populares, se configurando em importante apoio nesta fase de retomada econômica pós-pandemia de covid-19.
O anúncio foi feito a empresários da cidade durante o lançamento da plataforma de crédito ao empreendedor São Caetano Invest, na noite de segunda-feira (10/4), na Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul). A concessão do crédito direto está prevista na Lei Municipal 5.793, de 31 de outubro de 2019, que instituiu o Programa de Microcrédito na cidade. A norma depende de regulamentação para ser aplicada, o que deverá ocorrer até o fim deste ano, definindo valores, prazos e condições.
A lei versa que a operacionalização se dará a partir de convênios estabelecidos pela Prefeitura com Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), SCMEPP (Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte), Cooperativas Singulares, Cooperativas Centrais de Crédito ou Sociedades de Garantia de Crédito.
“A Prefeitura se coloca como o grande palco de encontro entre o crédito e quem precisa dele. Conseguimos alcançar esta posição porque temos autonomia financeira, equilíbrio dos gastos com pessoal, liquidez e amplo programa de investimentos (Avança São Caetano). E dessa forma, ao lado do empreendedor, contribuímos para a geração de emprego e renda, e garantimos o desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou Auricchio.
*SÃO CAETANO INVEST*
Paralelamente ao anúncio do Programa de Microcrédito, a Prefeitura lançou o São Caetano Invest, uma plataforma de crédito ao empreendedor com a participação de instituição financeira. Para mais informações, o interessado deve acessar o site https://scsinvest.saocaetanodosul.sp.gov.br.
O objetivo é tornar o ambiente econômico local mais competitivo e contribuir com o desenvolvimento da cidade, disponibilizando crédito de maneira ágil, fácil e segura. Neste ambiente, as empresas podem solicitar empréstimos de forma simultânea junto às instituições financeiras credenciadas, que após análise e aprovação, encaminham as ofertas de crédito diretamente ao solicitante, tudo de forma automatizada.
“É uma plataforma digital, mas humanizada. O empreendedor sempre estará em contato com alguém disponível para ajuda-lo no que for preciso. Além disso, o dinheiro cai na conta em poucos passos”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação, Daniel Córdoba.
O ato foi prestigiado também pelo secretário de Governo, Jefferson Cirne da Costa, e pelo presidente da Aciscs, Sergio Tannuri, que recebeu, das mãos do prefeito, uma placa em homenagem aos 85 anos da instituição e à sua contribuição pelo desenvolvimento econômico de São Caetano. “A Prefeitura tem sido uma grande aliada dos empreendedores nesse momento de retomada econômica”, agradeceu o dirigente.
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS