Dia Mundial de Conscientização do Autismo reúne 300 em Ribeirão Pires

In ABCD On
Concentração da 1ª Caminhada e Piquenique Comunitário "Mais Informação, Menos Preconceito", em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. Fotos: PMETRP

Atividades no Complexo Ayrton Senna se deram, acima de tudo, por meio de parceria da iniciativa privada e do poder público municipal

Cerca de 300 pessoas participaram, na manhã deste domingo, da 1ª Caminhada e Piquenique Comunitário “Mais Informação Menos Preconceito”.

O ato deu-se em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado a 2 de abril, na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna.

Promovido pela Fisiomed Ribeirão Pires, através do Programa AcolherMed, o evento contou com parceria da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires.

Isso, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social.

“A proatividade da iniciativa privada em parceria com o poder público em incentivar e promover encontros, caminhadas e palestras de conscientização do autismo. É algo que preocupa muito, não somente o município, mas o Estado, uma vez que o número de diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista tem aumentado muito. Percebemos isso pelo volume da inclusão nas escolas. Ribeirão Pires é um exemplo em inclusão em escola municipal, em relação aos demais municípios e ao próprio Estado de São Paulo, tendo inserido a inclusão em sala de aula. Ver todas as famílias reunidas e comemorando junto prova que a inclusão, além de necessária, é comum, é normal, é fácil de fazer. Não tem que haver resistência do poder público nem da iniciativa privada”, completou, por exemplo, o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.

Acolher mesmo

Camila Gomes das Neves Malerba, 42 anos, levou a filha Beatriz, 6 anos, diagnosticada com Down ainda na gestação e com TEA aos 3 anos, ao evento.

“O nome do projeto já diz tudo: é acolher mesmo”, afirmou.

E explicou, em resumo: “A maioria das mães não se sente acolhida e quando você vê as muitas esferas se unindo para promover um evento desse, significa que estamos tendo alguma importância”.

O evento contou, em primeiro lugar, com Oficina de Musicoterapia, Pintura Facial, circuitos de obstáculos por faixa etária, Oficina de Tatuagem à base de alta entre outras atividades.

Com a van do Cidadania Aqui, a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social promoverá esclarecimento de dúvidas sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA) e credencial de estacionamento – vaga especial.

Até o momento já foram solicitadas mais de 300 CIPTEAs em Ribeirão Pires.

A ação contou, em conclusão, com apoio da Nova Trentina Imóveis, Casas Próprias, Vira-Virou Grife Infantil, Casa de Pães Cammini, São José Junior, Papagaio Verde, Neugi’s, Escola de Natação e Ginástica Nado Livre, Neo Social, Evolution Auto Elétrico, Jeep Clube Ribeirão Pires, Artesanato e Festa Big Real.

You may also read!

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família

Medida inclui, em primeiro lugar, três novos grupos prioritários: famílias com pessoas em situação de rua, com membros em

Read More...

O que abre e fecha neste feriado da Revolução Constitucionalista

Serviços essenciais mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Revolução Constitucionalista

Read More...

Prefeitura de São Bernardo repudia violência contra médica na UPA Alvarenga

Profissional foi agredida, em primeiro lugar, por paciente na tarde de sábado (05.07); GCM chegou rapidamente graças ao botão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu