Iniciativa começa neste sábado (01/04), na UBS Oratório, com atendimentos em ortopedia para usuários agendados
A Prefeitura de Mauá vem trabalhando para reduzir a espera por consultas médicas na rede pública. O programa Especialista no Bairro, com lançamento neste sábado (01/04), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Oratório, busca suprir a demanda por atendimentos. O foco da primeira etapa da iniciativa é a ortopedia – o município tem 5 mil pacientes na fila. Durante o dia, das 9h às 15h, cerca de 200 usuários agendados e acompanhados pelo equipamento de saúde irão consultar com este tipo de profissional .
Na sequência, outras especialidades médicas serão contempladas, com ações a cada 25 dias. As próximas UBSs que irão sediar as atividades são Magini, São João, Zaíra 2, Flórida, Feital, Vila Assis e Primavera.
No sábado, o paciente passará por triagem e depois por atendimento com ortopedista e generalista, obtendo encaminhamento para tratamento ou cirurgia, caso necessário. Serão 30 consultas por hora, em média, a cargo de oito médicos. Também participam da ação enfermeiros, ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), fisioterapeutas e educadores físicos. Localizado ao lado da unidade, o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) receberá usuários para sessões de auriculoterapia e acupuntura.
O Especialista no Bairro atuará em conjunto com o Viver Bem, programa de atividade física desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde, estimulando a qualidade de vida, além da reabilitação e acompanhamento com fisioterapeuta, nutricionista, entre outros profissionais, e direcionamento para PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde).