Terceira unidade do tipo na cidade oferece, em primeiro lugar, atendimento a pessoas vítimas de violência e violação de direitos
A Prefeitura de Santo André inaugurou nesta quinta-feira (30.03), portanto, o terceiro Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da cidade, no Parque das Nações.
O equipamento exercerá, acima de tudo, importante papel de inclusão e proteção social a indivíduos e famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência como maus-tratos, negligência, abandono, discriminações, entre outras situações.
“Realizações como esta mostram que o morador de Santo André é tratado com muito carinho e respeito. É uma obra relativamente pequena do ponto de vista estrutural, mas que faz uma enorme diferença na vida de quem usa o equipamento”, afirma, em resumo, o prefeito Paulo Serra.
Equipe
A equipe do Creas III é formada, por exemplo, por três psicólogos, três assistentes sociais, um sociólogo, dois estagiários.
Além de dois profissionais administrativos e dois colaboradores do programa Frente Social de Trabalho.
O equipamento conta, além disso, com recepção, salas de atendimento técnico, sala multiúso, salas de equipe técnica, sala de administração, sanitários para pessoas com deficiência e copa.
“Quando chegamos em 2017 havia apenas um Creas na cidade. Em 2019, Santo André ganhou a segunda unidade e agora o terceiro equipamento, beneficiando o segundo subdistrito. A preocupação com a demanda que a gente atende neste tipo de serviço é muito grande. Nosso objetivo é sempre trazer um acolhimento mais humanizado, um atendimento mais particularizado para os munícipes possam superar as condições de violação de direitos”, afirma, da mesma forma, o secretário de Assistência Social, Marcelo Delsir.
Serviços
No Creas III serão ofertados serviços de informação, orientação, apoio e inclusão social, com impacto direto na reorganização e reestruturação de famílias e comunidades.
O atendimento tem potencial de contribuir com o desenvolvimento pessoal e comunitário, promovendo o resgate da auto-estima, a identificação e desenvolvimento de potencialidades e capacidades e de promoção de inserção e participação social.
Santo André é, acima de tudo, a única cidade do ABCD com três Creas.
A nova unidade vai beneficiar famílias residentes nas regiões dos bairros Parque das Nações, Jardim Alzira Franco, Jardim Ana Maria e Utinga.
O equipamento fica na Rua Austrália, 162, no Parque das Nações, e funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h. O atendimento terá início nesta sexta-feira (31.03).
Lista dos Creas de Santo André:
(atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Creas I – Alameda Gaspar Nogueira, 31 – Bairro Jardim
Creas II – Rua Senador Fláquer, 351 – Centro
Creas III – Rua Austrália, 162 – Parque das Nações