Os equipamentos das 15 UBSs estão em operação. Rede municipal passa a contar com manutenção preventiva e corretiva para garantir pleno funcionamento
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema concluiu, neste março, a manutenção corretiva dos elevadores e das plataformas elevatórias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Agora, todas as 15 Unidades Básicas da cidade que possuem prédios com mais de um andar e elevador para facilitar a mobilidade dos usuários dentro do serviço estão com os equipamentos em funcionamento.
A medida também faz parte das melhorias do Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana”.
Elas englobam não só a manutenção corretiva como também a preventiva, para evitar que as UBS sofram com a descontinuidade do serviço.
O secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva, visitou recentemente a UBS Jardim ABC e, na ocasião, pode testar e constatar de perto a melhoria.
“Esse elevador agora está funcionando, o que há um tempo isso não acontecia. Com o contrato de manutenção, ele terá manutenção permanente e vamos conseguir atender melhor nossa população”, disse, em resumo.
Como era x Como ficou
Quando a atual Administração assumiu a gestão, em 2021, apenas cinco elevadores estavam em funcionamento (Centro, Inamar, Maria Tereza, Real e Serraria). Luis Fernando Di Bernardi, do Gabinete da SMS, explica que, em algumas unidades, os equipamentos chegaram a ficar anos parados por falta de conserto, caso da UBS ABC e Conceição.
O profissional explica que foi feito o diagnóstico inicial e, após, a equipe da Secretaria da Saúde trabalhou para reverter esse cenário.
“Nossa equipe fez o levantamento das necessidades, fez cotações e compras das peças quebradas e investiu para garantir que quando uma peça quebre haja a rápida reposição para não repetir o que acontecia anteriormente. O esforço valeu a pena já que agora, com o trabalho concluído, as unidades têm melhor acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e estão cobertos por manutenção corretiva”, revelou, em suma.
A conselheira da UBS ABC, Nerci Ribeiro Lopes, relembra quando o novo prédio da UBS ABC foi inaugurado, em junho de 2011, e aprovou as modificações.
“A população ficou muito feliz pelo novo espaço, era muito bom. Tinha elevador que funcionou pouquíssimo tempo e está voltando a funcionar agora, depois de muitos anos. É muito importante para a população, temos pacientes com mobilidade reduzida, pessoas idosas e também com algum tipo de deficiência”, ressaltou, por exemplo.
Agradecimento
Ela ainda agradeceu, por exemplo, as melhorias que a Unidade está recebendo por meio do Programa UBS Nota 10.
“O visual está ficando lindo e a população merece. A UBS ABC faz parte de todos nós”, elogiou, acima de tudo.
A Unidade está em reforma, portanto, desde o início do ano, e deve ser entregue já em abril.
Vale lembrar que além da UBS ABC, outras seis unidades estão em processo de revitalização.
Saiba mais: https://portal.diadema.sp.gov.br/obras-de-sete-ubss-avancam-em-diadema/.
“O fortalecimento da Atenção Básica é uma prioridade do Governo Municipal e, por meio do Programa UBS Nota 10 e o esforço da gestão e das equipes das unidades, estamos trabalhando para tornar a rede de saúde mais acessível, resolutiva e integrada”, afirmou, da mesma forma, a coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta.
Apenas as UBSs Eldorado, Nações, Paulina, Piraporinha e São José, em conclusão, não possuem elevador.