Durante os três dias, festejo contará, acima de tudo, com roteiro de apresentações de teatro, música, oficinas e contação de histórias
A 1ª Entoada Nordestina de Ribeirão Pires, marcada para esse final de semana, dias 24, 25 e 26, no Complexo Ayrton Senna, contará com recheada programação artística com apresentações de teatro, música, oficinas e contação de histórias, promovidas por artistas do ABCD e da Capital, todos ligados à cultura do nordeste.
As apresentações acontecerão, em primeiro lugar, nos espaços Maria Bonita, Lampião e Patativa do Assaré, todos próximos, montados no Complexo.
O Palco Principal, intitulado Luiz Gonzaga, receberá, nos três dias de festejo, shows de Frank Aguiar, Trio Virgulino, Rodrigo Régis e Tatá Alves, Rastapé & Mariana Aydar e Circuladô de Fulô.
O festejo também será palco, da mesma forma, para tributo a personagens que ajudaram a construir a história de Ribeirão Pires.
Nesta 1ª edição, a entoada irá homenagear, por exemplo, o ator e cordelista maranhense Francisco de Assis Coimbra dos Santos, conhecido como Assis Coimbra, pelos mais de 50 anos dedicados à arte na cidade.
Além disso, durante os três dias da Entoada, Assis também promoverá a exposição “Um Brincante Andante”.
Ela contará com diversas obras e intervenções artísticas com adereços que compõem folguedos brasileiros.
Programação:
Na sexta-feira, dia 24, as atrações começam a partir das 18h com a cantora mauaense Aline Cordeiro, que fará uma homenagem ao forró.
Às 19h, o ribeirão-pirense Glauber Rodrigo apresenta canções autorais e releituras de sucessos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro.
No mesmo horário, a Escola Municipal de Artes (EMARP) promoverá, da mesma forma, uma intervenção de dança itinerante pelo festejo.
No sábado, mais cedo
No sábado, dia 25, a programação começa mais cedo e com diversas atrações simultâneas.
Às 13:30, a EMARP volta a se apresentar com intervenções de dança e teatro.
No mesmo horário, o artista da Estância Marcelo de Castro promoverá contação de histórias com bonecos.
Já às 14h, Lino e Mari, também de Ribeirão, farão um show de forró, e a banda paulista Lampião e Maria Bonita na Festa, também às 14h, levará música itinerante pelo espaço da Entoada.
Às 15h, ainda no sábado, o festejo segue no embalo com apresentação de música com o Grupo Balaio de Canelau, ao passo em que a Cilla do Amaral e sua conhecida palhaça, Scarlett von Bisnaga, levará uma atividade itinerante para toda a família que percorrerá o espaço.
Ainda às 15h, Luana Belém Sales promoverá uma oficina de xilogravura.
Das 16h às 19:30, o Grupo de Maracatu No Balanço das Águas, Banda Tutchava, e Glauber Rodrigo levarão muita música para o festejo.
Com destaque para a apresentação, às 17:30, em frente ao palco principal, dos alunos da Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires (Apraespi).
Último dia
No domingo, 25, último dia do festejo, a Entoada seguirá, da mesma forma, com forte programação cultural.
Às 12h, o Forró do Vital toma conta. Logo em seguida, às 13h, será a vez da apresentação da cantora paulistana Naluz.
Às 14h, muitas ações vão ocorrer simultaneamente: o forró do cantor Palito Nordeste sobe ao palco para cantar suas canções autorais, ao passo em que a palhaça, Scarlett von Bisnaga, voltará a promover intervenções itinerantes pela entoada.
A partir das 14:30, a contação de história da ribeirãopirense Cecília Muniz tomará conta da entoada.
Às 15h30, o Trio Malaquias sobe ao palco para cantar seu forró pé de serra.
A 1ª Entoada Nordestina encerra suas intervenções, portanto, com apresentação de dança da EMARP, seguido pela cantora e compositora Karla Regina.
A Entoada Nordestina é, em conclusão, uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Cultura (SECULT), bem como a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL).