Arte da reciclagem: Braskem e MASP recolhem juntas corretamente 34 toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis

In ABCD, Canto do Joca On
MASP, muito lindo e deve ser conhecido

Joaquim Alessi

Pintou em abril de 2022 (quase um ano já) uma parceria com clima de arte de vanguarda entre a Braskem e o MASP.

Isso mesmo, e a união de uma empresa que produz resinas plásticas, e o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand deu origem a um projeto de sustentabilidade e gestão de resíduos.

Em meio ano, portanto, essa ação destinou corretamente mais de 34 toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis produzidos pelas áreas administrativas e de circulação de público dentro do museu.

E tudo isso é destinado, acima de tudo, à reciclagem ou à transformação em adubo orgânico e combustível energético

A iniciativa promove, em primeiro lugar, a destinação correta das embalagens para a reciclagem e a transformação de resíduos orgânicos em adubo e de rejeitos em energia.

Há uma empresa responsável pela coleta dos resíduos: a MUSA, que disponibiliza um link para acompanhar, em tempo real, a gestão de resíduos do MASP.

Como parte do projeto, foram promovidos treinamentos internos, desenvolvido manual de gestão de resíduos disponível no site do museu e a instaladas lixeiras nas áreas de circulação de público e administrativas.

Volume total

Para se ter uma ideia, entre o volume total de resíduos retirados, cerca de 3,4 toneladas de restos de alimentos geraram 1,4 toneladas de adubo orgânico.

Além disso, mais de 15 toneladas de material reciclável foram encaminhadas à cooperativa Crescer, a fim de ser destinados à reciclagem.

O plástico representa, acima de tudo, 35% dos resíduos reciclados.

Da mesma forma, os 15.640,61 kg de resíduos não recicláveis foram incinerados e transformados em 23.076,03 kWH de combustível energético, resultando na economia de 63.453,42 kg de CO².

Essa economia corresponde à emissão de um carro quando roda 333.965,35 km – o que equivale a 8,3 voltas completas ao redor do planeta.

Ou ainda 187,54m³ em espaço de um aterro sanitário – igual ao espaço que 625 geladeiras ocupariam se colocadas lado a lado.

Foco em sustentabilidade ambiental

Em 2019, foi criado o Grupo de Trabalho em Sustentabilidade, formado por colaboradores de diversas áreas do museu. Em 2020, o grupo realizou um amplo levantamento sobre as principais ações, presentes e futuras, relacionadas ao desenvolvimento sustentável do MASP. De característica multidisciplinar, o grupo encontra-se regularmente e trabalha em conjunto para que iniciativas sustentáveis sejam propostas, analisadas e implementadas no museu.

Dentre as atividades realizadas, destaca-se a publicação do inventário de gases de efeito estufa – o GHG Protocol.

Esta ação foi pioneira no setor cultural, o que tornou o MASP o primeiro museu brasileiro com acervo a realizar esse inventário.

Ele visa a entender, quantificar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa da instituição.

O MASP tem auditoria externa de seu inventário, o que possibilita ao museu receber a certificação de maior nível do programa – o Selo Ouro.

Em 2022, o museu publicou o inventário pelo terceiro ano consecutivo.

Iniciativas mapeadas na esfera ambiental, também realizadas por diversas áreas do museu, incluem, além disso, a redução do desperdício de água, a redução das impressões em papel e o avanço nas iniciativas ligadas à eficiência energética, como a adequação progressiva da iluminação para LED.

Conhece a Braskem?

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada, em primeiro lugar, em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular.

Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente, acima de tudo, para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico.

A Braskem possui, portanto, DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos.

Estão presentes nas embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros.

Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos, em conclusão, para clientes em mais de 71 países.

Saiba mais nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA

www.linkedin.com/company/braskem

www.linkedin.com/company/braskem-labs/

www.twitter.com/BraskemSA

You may also read!

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família

Medida inclui, em primeiro lugar, três novos grupos prioritários: famílias com pessoas em situação de rua, com membros em

Read More...

O que abre e fecha neste feriado da Revolução Constitucionalista

Serviços essenciais mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Revolução Constitucionalista

Read More...

Prefeitura de São Bernardo repudia violência contra médica na UPA Alvarenga

Profissional foi agredida, em primeiro lugar, por paciente na tarde de sábado (05.07); GCM chegou rapidamente graças ao botão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu