Diadema trata da proteção de direitos no Dia Mundial do Consumidor

In ABCD, Economia On
Fotos: Dino Santos/PMD

Mais de 170 pessoas participaram, em primeiro lugar, de evento em celebração à data.

Secretaria ainda apresentou, além disso, novas iniciativas para informar a população sobre consumo consciente

“Consumimos desde que nascemos, mas apenas com a criação de legislação específica e do Código de Proteção e Defesa do Consumidor passamos a ser vistos como sujeitos de direitos nessa relação de consumo”, afirmou, em resumo, a secretária de Assuntos Jurídicos (SAJ) de Diadema, Débora Baptista, na abertura do Seminário “Código de Defesa do Consumidor – da Luta à Lei, da Lei à Luta”, realizado nesta quarta-feira (15/03), no auditório do Quarteirão da Saúde.

O evento marcou, acima de tudo, as celebrações do Dia Mundial do Consumidor na cidade e teve a participação de mais de 170 pessoas.

Entre elas, por exemplo, secretários municipais, representantes de coordenadorias, instituições parceiras e municípios do ABCD, além da sociedade civil.

“Essa atividade é reflexo de todo o planejamento da SAJ e do governo para poder empoderar nosso Procon. O consumo consciente, do ponto de vista financeiro e de meio ambiente, exige consumidores responsáveis e comprometidos”, ressaltou, da mesma forma, o secretário de Governo, Dheison Renan.

No evento, Débora Batista apresentou, além disso, os avanços do Procon nos últimos anos.

Avanços

“Retomamos o atendimento presencial no período pós-pandemia, estamos fazendo audiências e renegociação de dívidas. E queremos mais, vamos inaugurar a Escola Municipal de Educação para o consumo de Diadema na próxima sexta-feira (17.03). Sentimos essa necessidade de informar a população porque atendemos muita gente que é vitimizada pela desinformação”, afirmou, em suma.

O público idoso é, acima de tudo, um exemplo.

Mais de 60% das pessoas que procuraram o Procon, nos dois primeiros meses deste ano, tem, por exemplo, entre 51 e 70 anos de idade.

“Orientação é poder. As pessoas precisam ser informadas para não serem enganadas”, ressaltou, portanto, a vereadora e representante da Câmara Municipal de Diadema, Lilian Cabrera.

História

O jurista Renato Afonso Gonçalves apresentou, além disso, a trajetória do direito e das conquistas em relação ao Direito do Consumidor.

“Há um reconhecimento de que essa relação (entre consumidor e fornecedor) não é equilibrada. O Código de Defesa cumpre esse mandamento constitucional”, ressalta, em resumo, o especialista em Direito do Consumidor, mestre em Direito pela PUC/SP, doutorando da Universidade de Lisboa/Portugal e professor da Universidade Paulista e da PUC/.

Já a doutora em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/S), professora da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Roberta Densa, apresentou os desafios com o advento das novas tecnologias.

“O tema mais delicado são as pautas digitais. Todos nós temos sido vítimas de fraude. Temos ferramentas que são pouco conhecidas por nós do Direito e há um problema em conhecer questões tecnológicas, aplicar a legislação existente e, ao mesmo tempo, fazer a prova digital”, explanou.

A questão do superendividamento também foi, da mesma forma, abordada durante a palestra.

A doutora em Direito do Estado pela PUC/SP, professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e procuradora da Prefeitura de Diadema, Cristiane Vieira de Mello, mediou o evento. “O encantamento é a palavra de hoje, os palestrantes nos fizeram viajar pela história do Direito e a importância do trabalho que estamos desenvolvendo aqui. Antes de ser punitivo, o Direito é educativo. E é isso que está acontecendo na municipalidade”, elogiou.

Procon

A coordenadora do serviço municipal, Eliete Menezes, agradeceu o empenho da equipe. “É uma equipe aguerrida. O Procon de Diadema tem 30 anos e a missão de buscar harmonia entre os consumidores, orientando a parte vulnerável dessa relação. Se não tivermos um consumo consciente, vamos ter o comprometimento da saúde financeira. E isso acaba influenciando o emocional”, explicou. A maioria das reclamações (62%) registradas pelo serviço nos dois primeiros meses de 2023 é referente a assuntos financeiros (como empréstimos não autorizados e problemas com cartão de crédito) e cobranças abusivas de serviços essenciais, como água, energia e telefone.

O serviço recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido pelo Procon Diadema, é preciso ser morador da cidade ou funcionário da Prefeitura do município, e a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Café Educativo

Foi oferecido aos participantes o Café Educativo, iniciativa das secretarias de Assuntos Jurídicos e de Segurança Alimentar (SESA).

O coffee break teve o propósito de apresentar conhecimentos sobre alimentação saudável e consumo consciente.

Para passar as informações foram distribuídos folhetos explicativos e, ainda, receitas que utilizam o aproveitamento integral dos alimentos.

Durante o café os presentes comeram iguarias feitas de talos e cascas de frutas, saboreando, entre outras guloseimas, bolos de cascas de bananas, esfihas com recheio de taioba e sucos verdes.

Todos os pratos foram preparados com a supervisão de nutricionistas de programas que a SESA realiza, entre eles Cozinha Criativa, Restaurante Popular, Banco de Alimentos e o Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND). Também contribuiu com o café a entidade Obra Social São Francisco Xavier, do bairro Serraria.

O trabalho de consciência alimentar e nutricional também envolve a população de Diadema e ele ocorre por meio de cursos, palestras, encontros e workshops feitos em diversos locais da cidade.

As orientações também chegam, da mesma forma, às feiras livres, com abordagens e distribuição de materiais didáticos à populares e donos de barracas.

Mês do Consumidor

Nesta sexta-feira (17.03), a Prefeitura inaugura, além disso, a Escola Municipal de Educação para o consumo de Diadema.

Mais informações, em conclusão, em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-prepara-programacao-especial-no-mes-do-consumidor/.

Serviço:

Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo

Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.

Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.

Email: procon@diadema.sp.gov.br

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu