Joaquim Alessi
Iniciativa oferece, em primeiro lugar, cuidado personalizado e exclusivo que vai da prevenção à orientação na área da saúde em diferentes etapas da vida
O Dia Internacional da Mulher (08.03) serviu de palco, acima de tudo, para a Prefeitura de Santo André lançau o programa Mãe Andreense.
A iniciativa foi desenvolvida, por exemplo, em entre o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social.
O programa vai oferecer, portanto, cuidados exclusivos à saúde da mulher com foco na humanização, integralidade de cuidados e prevenção nas diferentes etapas da vida.
Ampla rede de cuidado
No lançamento, a primeira-dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade e deputada estadual diplomada, Ana Carolina Serra, falou da importância do projeto.
“O programa começa com uma ampla rede de cuidado às meninas do nosso município, a partir da monarca, que é a primeira menstruação. Uma triste realidade é que o acesso ao absorvente íntimo ainda é muito dificultoso para algumas pessoas e impossibilita essa menina de estar na escola, no trabalho e de conviver em sociedade. Então, saímos na frente e passamos a ter, através da rede pública de saúde, o absorvente íntimo”, disse, em resumo.
Absorventes gratuitos
A frente inicial do programa é a distribuição de absorventes íntimos a mulheres em situação de vulnerabilidade social com idade entre 10 e 50 anos.
Com isso, a administração pretende fortalecer o vínculo com essa usuária promovendo orientação e combatendo a precariedade menstrual identificada como a falta de acesso ao absorvente, além de manter o prontuário ativo na unidade.
Para retirar o insumo, a usuária deve ter cadastro no Bolsa família.
O absorvente íntimo estará à disposição na unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Planejamento familiar
Outro pilar do programa, em suma, está no planejamento familiar, com a oferta de educação sexual e reprodutiva.
Nesse atendimento são ofertados métodos contraceptivos orais, injetáveis, de barreira e também, em casos necessários, laqueadura, vasectomia e DIU (dispositivo intrauterino).
As mães e os bebês andreenses passarão a contar com mais carinho e cuidado, pois uma das frentes do programa é a assistência completa e humanizada à saúde da gestante e do bebê.
O Mãe Andreense vai garantir o desenvolvimento de ações e serviços de promoção, prevenção e assistência integral à saúde da gestante durante o pré-natal, parto e pós-parto, além da assistência integral à saúde da criança desde seu nascimento até completar dois anos de idade.
Período gestacional
No período gestacional, as mamães receberão todas as consultas e exames necessários e também participarão do curso para gestante ministrado por uma equipe multiprofissional composta por médicas, enfermeiras e nutricionistas e uma visita guiada à maternidade.
No processo também haverá incentivo ao aleitamento materno, capaz de reduzir a mortalidade de menores de 5 anos, por causas evitáveis.
Além, é claro, de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
Será oferecida ainda, além disso, assistência integral à saúde da criança desde seu nascimento até completar dois anos de idade.
As mães também vão receber, em conclusão, o kit Mãe Andreense, com itens de higiene, fralda, cobertor, trocador e uma troca de roupa para o bebê, além da bolsa maternidade.
Com base em texto de Rafaela Mazarin