Os bairros Fundação e Centro são os primeiros contemplados com a nova iluminação pública implantada pela Prefeitura de São Caetano do Sul. Na quinta-feira (6/8), as ruas Ceará e Niterói já tiveram as lâmpadas de vapor de sódio substituídas por LED. As iniciativas integram os programas ReFundação 2020-2025 e Novo Centro, que reúnem série de melhorias macro em ambas as localidades.
“Serão cerca de 12 mil pontos, entre ruas e praças. Essa iniciativa traz, além da economia de 65%, mais segurança, conforto e qualidade de vida para os nossos moradores”, avaliou o prefeito José Auricchio Júnior. “Esta é mais uma ação em que reafirmamos o nosso compromisso com o futuro e com uma cidade mais moderna.”
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Iliomar Darronqui, a expectativa é a de que a troca em todo o município seja finalizada em dezembro. “São lâmpadas com vida útil de 60 mil horas e que trarão muito mais claridade para as vias públicas. Além disso, são menos poluentes e mais resistentes. Ou seja: o ganho para a população é enorme”, destacou.
O secretário reforçou que o município contará, ainda, com uma central de gerenciamento e controle, já que as lâmpadas são preparadas para receber telegestão, o que permite identificar uma lâmpada apagada imediatamente, efetuando o reparo ou a troca na hora.
No primeiro dia, foram substituídas 47 lâmpadas. A última vez que todo o parque de iluminação pública de São Caetano havia sido trocado foi em 2007, durante a primeira gestão de Auricchio.
Texto: Mayra Monteiro