São Caetano inicia estratégia para retomada econômica

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A pandemia do coronavírus tem provocado dificuldades para empresas, empreendedores e trabalhadores em geral.

Portanto, São Caetano do Sul inicia um plano para conhecer os impactos sobre a economia e estabelecer as ações mais eficazes para a retomada das atividades.

Parceria

A estratégia, da mesma forma, é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Agência de Inovação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Em primeiro lugar, o trabalho é mapear as dificuldades das empresas.

Para tanto, já está disponível uma pesquisa on-line para todos agentes de economia, por meio do site https://pt.surveymonkey.com/r/impactoSCSCovid19.

Ambiente de medidas

A proposta, em outras palavras, é estabelecer um ambiente de medidas inovadoras que podem ser aplicadas em São Caetano, com intuito de recuperação econômica após os impactos do novo coronavírus.

“Vamos buscar entender como a Universidade e a Prefeitura poderão atuar para superarmos a crise”, afirma na mesma linha Marcos Bassi, ex-reitor da USCS e um dos líderes do projeto.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Fernando Trincado, além disso a ação tem aval do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comdec) e pretende respostas rápidas.

“A pesquisa é importante para definirmos estratégias certeiras, o que faz ganharmos em agilidade”, diz Trincado.

Questionário

O questionário on-line, enquanto isso, deverá ficar no ar durante um mês.

O plano inclui, ainda, Consultoria de Inovação para a iniciativa privada e o poder público, estímulo tecnológico para atividades de P&D e empreendedorismo.

Tem ainda oferta de cursos e palestras relacionados à nova economia, entre outras medidas.

O grupo é liderado, além de Bassi e Trincado, pelo subsecretário municipal de Tecnologia e Inovação, Luiz Gustavo Morcelli.

Bassi entende que muitas das relações no meio corporativo terão mudanças definitivas

“Trabalho remoto, soluções digitais para questões administrativas e de atendimento ao consumidor, modelos de gestão e contratação estão mudando”, diz.

Para acrescentar: “Temos de ter o mapeamento da profundidade dessa transformação”, afirma o ex-reitor da USCS.

Texto: Nelson Albuquerque

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