O foco foi a relação entre a avaliação da educação pública municipal e o bem-estar subjetivo da população
Analisar e caracterizar a relação entre a avaliação da educação pública municipal e o bem-estar subjetivo da população do ABCD utilizando dados de indivíduos usuários, responsáveis ou indivíduos em contato direto com usuários do sistema municipal de educação da região foi o objetivo da pesquisa de mestrado em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul da pesquisadora Alyne Mantoan.
Partindo da problema de pesquisa: “Qual é a relação entre a avaliação da educação pública municipal e o bem-estar subjetivo da população do Grande ABC Paulista?”, Alyne, além da revisão teórica, contou com a utilização de dados secundários de primeira ordem, disponibilizados pelo Instituto de Pesquisas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, especificamente a Pesquisa Socioeconômica do Grande ABC Paulista de 2019.
Segundo a pesquisadora, bem-estar é um conceito cuja definição é discutida em inúmeros ramos de pesquisa. Está dividido entre o bem-estar subjetivo, dado pela percepção relativa às experiências individuais, sendo estas, emocionais, físicas ou de satisfação e bem-estar objetivo, que é mensurável, apurado e retratado por indicadores numéricos. “As políticas públicas podem ser apontadas como determinantes para a percepção do bem-estar de uma população, podendo ser específicas e relacionadas à diversos setores de governo, como saúde pública, segurança e, tema deste estudo, as políticas públicas estabelecidas para a educação. A educação contribui para o nível de satisfação de vida dos indivíduos, uma vez que implica em maior probabilidade de empregos de qualidade que trazem salários mais altos, implica em melhores níveis de saúde, relacionamentos sociais e o desenvolvimento sustentável, não somente do indivíduo, mas de toda a sociedade”, explica Alyne.
Entre os achados de sua pesquisa, Alyne relata que a avaliação da educação pública municipal da Região do ABC apresentou-se como estatisticamente significante ao nível de 95% de confiança, em que cada ponto aumentado na avaliação implica em 1,114 vezes mais chances de os indivíduos da amostra serem mais felizes em comparação aos de menor avaliação do serviço público de educação. “Os resultados obtidos verificam que há relevância no impacto da Avaliação das Políticas Públicas de Educação Municipal do ABCD no Bem-estar subjetivo da população, logo este estudo pode nortear aos governantes das sete cidades da Região a respeito da qualidade dos serviços ofertados”, comemora a pesquisadora.
O orientador, Prof. Dr. Leandro Campi Prearo, do PPGA-USCS, lembra da importância da dissertação defendida pela aluna Alyne Mantoan: “A discussão sobre a construção de políticas públicas voltadas ao incremento do bem-estar da população a partir do seu próprio entendimento sobre quais mecanismos atuam nesse processo é tema relevante e moderno. Muitos países, sobretudo os europeus, vêm se debruçando nessa temática nos últimos anos, trazendo importantes discussões nesse sentido”, avalia Prearo.
O acesso à íntegra da dissertação de mestrado de Alyne Mantoan pode ser feito no link: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/arquivo/691.
O Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA da USCS é composto por: Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Administração. Contempla três linhas de pesquisa: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade; Gestão Organizacional e Redes Organizacionais e Inovação. Mais informações sobre o programa, acesse: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/ppga/mestrado-em-administracao.