Pesquisa de mestrado demonstra satisfação do morador de São Caetano com as escolas da rede municipal

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Fotos: Divulgação/ USCS (foto do campus) e Letícia Teixeira / PMSCS

Pesquisa de Mestrado em Administração realizada na Universidade Municipal de São Caetano do Sul avaliou a relação entre o acesso aos serviços públicos e o bem-estar subjetivo da população, com foco na utilização da educação pública municipal.

E os dados comprovam: a educação de São Caetano é a que tem maiores níveis de aprovação no ABCD.

A pesquisadora Alyne Mantoan realizou sua pesquisa com usuários do sistema municipal de educação do ABCD partindo do seguinte problema: “Qual é a relação entre a avaliação da educação pública municipal e o bem-estar subjetivo da população do Grande ABC Paulista?”.

Além da revisão teórica, a pesquisadora contou com dados da Pesquisa Socioeconômica do Grande ABC Paulista de 2019.

Segundo Alyne Mantoan, as políticas públicas podem ser apontadas como determinantes para a percepção do bem-estar de uma população, podendo ser relacionadas a diversos setores de governo, como saúde pública, segurança e educação.

“A educação contribui para o nível de satisfação de vida dos indivíduos, uma vez que implica em maior probabilidade de empregos de qualidade que trazem salários mais altos, melhores níveis de saúde, relacionamentos sociais e o desenvolvimento sustentável, não somente do indivíduo, mas de toda a sociedade”, explica, em resumo, Alyne.

 Maior aprovação do ABCD

Dentre os números encontrados por Alyne em sua pesquisa, São Caetano destaca-se como a cidade com o maior número de escolas por quilômetro quadrado: 3,98.

A segunda cidade no ranking é Diadema, com 2,02 escolas por km², seguida por Mauá, com 0, 71.

Na avaliação da Educação Pública Municipal, São Caetano do Sul possui a avaliação mais alta da região: 7,71, sendo aproximadamente 2,2 pontos acima da média do ABCD.

Segundo a pesquisadora, São Caetano também possui o menor coeficiente de variação das respostas (0,30).

Isso demonstra, em conclusão, a aceitação com maior confiança que a maior parte dos entrevistados avaliou de forma mais satisfatória os serviços públicos de educação.

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