Termo de cooperação permitirá que a cidade tenha dados atualizados sobre a população e possa planejar políticas públicas de maneira mais efetiva
A Prefeitura de Santo André firmou nesta quinta-feira (2), em primeiro lugar, parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) para o lançamento do projeto Monitor Demográfico.
A iniciativa vai, portanto, compilar dados gerados por diversos órgãos de estatística e serviços municipais para estimar a população da cidade e dos bairros.
O resultado será, acima de tudo, uma importante ferramenta na elaboração de políticas públicas.
O projeto conta também com a parceria do Laboratório de Estimativas e Projeções Populacionais (LEPP) da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
O termo de cooperação técnico-científico com a UFABC foi assinado no gabinete do prefeito, com a presença do reitor da universidade, Dácio Matheus.
Longo prazo
“Essa parceria faz parte da nossa estratégia de pensar Santo André no longo prazo, projetando a cidade que queremos quando o município completar 500 anos”, afirmou, em suma, o prefeito Paulo Serra.
O Monitor Demográfico vai elaborar um panorama da dinâmica demográfica da cidade em cada bairro, incluindo informações sobre sexo e idade dos residentes entre 2000-2030, fazendo uma projeção da dinâmica da população no período.
Com a parceria, Santo André passará a ter dados mais atualizados e ficar menos dependente das informações do Censo – pesquisa do IBGE que é realizada apenas a cada dez anos.
No período entre a realização dos Censos, os números da população são atualizados pelo IBGE para a população total do município.
Mas não detalha a distribuição desta população por bairro, faixa etária e sexo.
Com este projeto as atividades de planejamento ganharão um importante recurso qualitativo.
Santo André possui 112 bairros oficiais.
A população destes bairros foi apurada no Censo Demográfico de 2010 e será atualizada com a divulgação dos dados do Censo de 2022.
Mas, até o próximo Censo, provavelmente no ano de 2030, os dados populacionais por bairro não serão atualizados pelo IBGE.
O projeto surgiu após contato da Gerência de Indicadores Sociais e Econômicos (Gise), da Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento, com o Grupo de Estudos e Pesquisas Populacionais (GPop) da Universidade Federal do Grande ABC.
O Monitor Demográfico faz parte do Eixo de Gestão e Inovação do Programa Santo André 500 Anos.
Ele trata do planejamento a longo prazo que vai definir o modelo de cidade que queremos para os próximos 30 anos.
Para saber mais sobre o programa, em conclusão, acesse o site www.santoandre500anos.com.br