Em 2022, concessionária investiu na troca e na extensão de redes de esgoto no município
Embora não visíveis por estarem sempre enterradas nas vias públicas, as redes de esgoto são tubulações bastante presentes na rotina dos moradores. Responsáveis por direcionarem todo o esgoto dos imóveis até às estações de tratamento, as redes são implantadas para durarem décadas, mas assim como as instalações elétricas ou os equipamentos eletrônicos, elas também têm uma vida útil. Em Mauá, a BRK – responsável pelos serviços de esgoto no município – possui um programa anual de trocas de redes.
Em 2022, por exemplo, moradores dos bairros Parque São Vicente, Jardim Paranavaí, Jardim Zaira, Vila Magini foram beneficiados pela troca das tubulações.
“As tubulações existentes no local já tinham alcançado a capacidade de atendimento. Com as adequações realizadas, material mais avançado e durável, esse trabalho preventivo garante mais eficiência ao sistema de esgotamento sanitário”, explica o gerente de apoio operacional, Daniel Makino.
Além das trocas das tubulações de esgoto, a BRK também executou no último ano a extensão de trechos de redes de coleta no município para atender o crescimento urbano da cidade. As principais expansões do sistema de coleta de esgoto aconteceram nos bairros Parque São Vicente, Jardim Paranavaí, Jardim Zaira, Vila Magini, Jardim Rosina, Vila Real, Jardim Miranda e Vila Nova Mauá. No total, cerca de 3,2 mil pessoas foram beneficiadas.
“As extensões foram importantes para aumentar a cobertura do tratamento de esgoto na cidade, que passou de 87% em 2021 para 89% em 2022”, complementa o gerente. Essa diferença totaliza o volume de cerca de 18 piscinas olímpicas de esgoto que passou a ser tratado e devolvido limpo ao rio Tamanduateí.
Mauá é referência em esgotamento sanitário na Região Metropolitana de São Paulo e no ABC Paulista, e o trabalho contínuo e preventivo desempenhado pela BRK na expansão e na infraestrutura do sistema de esgoto do município tem garantido melhorias na qualidade de vida e na saúde da população, por meio da destinação adequada dos esgotos.
Obras em 2023
A empresa atua de maneira contínua para garantir o bom funcionamento das redes coletoras de esgoto. Por isso, em 2023, está prevista a implantação de 4,3 quilômetros de tubulações nos bairros Jardim Maringá, Jardim Zaíra, Vila Nova Canaã, Vila Noêmia, Jardim São Jorge do Guapituba, Jardim Maria Eneida, Jardim Mauá, Vila Falchi, Vila Bocaina, Jardim Columbia, Jardim Primavera, Vila Magini, Parque das Américas, Jardim Haydee e Vila São Francisco. No total, estima-se que 4,9 mil pessoas serão beneficiadas.