O prefeito José de Filippi Júnior “está bem e continua despachando normalmente”, revela, em primeiro lugar, nota oficial da Prefeitura de Diadema.
A comunicação feita no meio da tarde desta quarta-feira (1º.02) é assinada pela secretária de Saúde da cidade, Rejane Calixo.
Na segunda-feira (30.01), a Prefeitura de Diadema havia confirmado que o chefe do Executivo foi diagnosticado com endocardite bacteriana.
Trata-se, portanto, de uma enfermidade grave, segundo especialistas.
Infecção que afeta as estruturas internas do coração, principalmente as válvulas cardíacas, devido à presença de bactérias que chegam por meio da circulação sanguínea.
Há, por exemplo, dois tipos de endocardite bacteriana.
A endocardite bacteriana aguda se desenvolve muito rapidamente, causando, por exemplo, sintomas intensos e mais fáceis de identificar.
Já na subaguda a pessoa pode demorar algumas semanas ou meses para identificar a endocardite, demonstrando sintomas menos específicos.
Sempre que existe suspeita de endocardite é muito importante ir imediatamente ao hospital para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível, evitando complicações graves.
A nota desta quarta-feira é, acima de tudo, tranquilizadora. Leia na íntegra:
Nota oficial
“Atualização sobre o estado de saúde do prefeito Filippi
‘O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, segue se recuperando no Hospital do Coração, em São Paulo, onde está internado para tratar de uma endocardite bacteriana.
‘Filippi está bem e continua despachando normalmente. Nesta quarta-feira (1º), o prefeito despachou junto à Secretaria de Governo. Ele também tem feito reuniões virtuais com secretários.
‘O prefeito está em observação, tem realizado exames periódicos e seguindo o tratamento, ainda sem previsão para alta.
‘Rejane Calixto
‘Secretária Municipal de Saúde'”