Auricchio declara estarrecimento diante da situação do povo Yanomami.

In ABCD, Canto do Joca On
Foto: EmTempo/Reprodução

O prefeito de São Caetano do Sul, médico José Auricchio Júnior, usou suas redes sociais no início da tarde desta segunda-feora (23.01) para se dizer estarrecido com a condição precária de vida a que é submetida o povo Yanomami.

Prefeito Auricchio. Fotos: Eric Romero / PMSCS

Veja, a seguir, sua postagem no Instagram:

A desassistência a indígenas Yanomami doentes tem como causa principal a exploração de garimpeiros na reserva, que é maior do Brasil.

Região está em situação de emergência e equipes fazem atendimentos emergenciais.

“É uma operação de guerra”. É assim que o secretário de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, classifica o atendimento que tem sido feito a indígenas doentes que precisam de socorro urgente dentro da Terra Yanomami, segundo relato do portal G1.

Tapeba está na região de Surucucu e, no domingo (22), acompanhou de perto o resgate de 16 Yanomami com quadro grave de desnutrição em uma comunidade dominada pelo garimpo – a atividade ilegal é a principal causa da crise sanitário do território.

Ao se deparar com o cenário de dezenas de indígenas debilitados, ele afirmou, em rápida entrevista ao g1 nesta segunda-feira (23), que tem a impressão que os indígenas foram abandonados: “A sensação é que o estado Brasileiro virou as costas para o território”.

You may also read!

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família

Medida inclui, em primeiro lugar, três novos grupos prioritários: famílias com pessoas em situação de rua, com membros em

Read More...

O que abre e fecha neste feriado da Revolução Constitucionalista

Serviços essenciais mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Revolução Constitucionalista

Read More...

Prefeitura de São Bernardo repudia violência contra médica na UPA Alvarenga

Profissional foi agredida, em primeiro lugar, por paciente na tarde de sábado (05.07); GCM chegou rapidamente graças ao botão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu