Ouvidoria de Santo André divulga balanço de 2022

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Foto mostra fala de Ronaldo Martim na posse, Foto: Angelo Baima/PMSA

A Ouvidoria de Santo André realizou 19.485 atendimentos em 2022.

Os números fazem parte de balanço realizado pelo órgão, a partir de estatísticas e análises sobre as manifestações feitas por cidadãos andreenses.

“O volume de atendimentos nos leva à conclusão de que a Ouvidoria de Santo André continua sendo um importante elo entre o cidadão e o poder público, o que demonstra o respeito adquirido pela instituição no decorrer de sua história e reforça a necessidade de ampliar sua atuação”, destaca o ouvidor de Santo André, Ronaldo Martim.

Uma das conclusões do balanço é que considerável fatia dos atendimentos prestados pelo órgão remete a orientações quanto à forma correta de solicitar serviços públicos, bem como acionar a Ouvidoria em casos de necessidade.

“Nessa análise concluímos que grande parte dos atendimentos feitos pela equipe da Ouvidoria foi tabulada como ‘orientações’. Isso se dá devido à carência de informações que os munícipes possuem em relação à solicitação de serviços públicos”, aponta o ouvidor.

Na comparação entre o primeiro trimestre e o quarto trimestre de 2022, a Ouvidoria registrou aumento no volume de atendimentos de 21%.

O crescimento ocorreu por diversos motivos, mas principalmente devido a uma maior divulgação do órgão e também à implementação de novos canais de atendimento.

Whatsapp

A iniciativa mais recente foi, por exemplo, a implantação do WhatsApp.

Por meio do número 4437-1150, de segunda a sexta, das 9h às 16h, com total comodidade e agilidade, é possível registrar, em conclusão, demandas que envolvam serviços prestados pela administração pública e suas autarquias (Craisa, Serviço Funerário, Semasa, e Guarda Civil Municipal).

Além disso, o site institucional do órgão foi totalmente reformulado (ouvidoria.santoandre.sp.gov.br), visando facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela instituição.

A página atende ainda orientações da legislação federal e municipal, no âmbito da divulgação de informações essenciais e da Lei de Acesso à Informação (LAI).

A acessibilidade também foi pensada, com a disponibilização do conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Capacitação

Entre as ações realizadas destaca-se, acima de tudo, o Plano de Capacitação para os servidores.

“Nosso objetivo é elevar o nível de conhecimento de todos os nossos colaboradores visando uma melhor prestação de serviços ao cidadão. Durante 2022, foram concluídos 35 cursos gratuitamente na área de Atendimento ao Cidadão e Gestão de Ouvidorias, todos com certificados emitidos pela Escola Nacional de Administração Pública”, destaca, em resumo, o ouvidor-adjunto Alexandre Vieira, responsável pelo projeto.

Neste período também ocorreram importantes parcerias como as firmadas com as secretarias e setores da Prefeitura de Santo André, Câmara Municipal e Fundo Social de Solidariedade, com a finalidade de trazer benefícios à população andreense; parceria com a Escola de Governo Andreense beneficiando os servidores; além da assinatura do Termo Técnico de parceria com a Ouvidoria do Ministério Público do Estado de São Paulo.

“Diante das parcerias firmadas, idealizamos para 2023 planos de ações que visam atingir regiões mais afastadas e uma parcela da população que tem maior dificuldade em acionar os serviços públicos”, projeta, em suma, Ronaldo Martim.

Ouvidoria

Com o propósito de garantir o exercício da cidadania, visando melhorar os serviços públicos prestados e, consequentemente, a satisfação dos cidadãos, o órgão já realizou desde sua fundação mais de 162 mil atendimentos, 115 mil orientações a munícipes e 37 mil mediações entre solicitantes e poder público.

A Ouvidoria atua para atender reclamações dos serviços prestados pela administração pública municipal (Prefeitura, Semasa, Guarda Civil Municipal, Craisa e Serviço Funerário).

Isso, nas seguintes situações: não realização dos serviços no prazo determinado, má qualidade nos serviços realizados e mau atendimento ou omissão nos serviços prestados.

O órgão disponibiliza diversos canais de atendimento ao cidadão, em sua sede e nas edições da Ouvidoria Itinerante.

Nessas oferece plantões com orientações, encaminhamentos e abertura de processos.

Os munícipes podem registrar reclamações, desde que o serviço já tenha sido previamente solicitado.

A Ouvidoria de Santo André fica, portanto, na Rua Elisa Flaquer, 37, no Centro.

O atendimento ao público é feito, em conclusão, por telefone de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo número 4437-1150.

Já o atendimento presencial acontece das 10h às 16h, sem necessidade de agendamento.

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