Profissional está presente em todas as Unidades Básicas de Saúde e é, em primeiro lugar, fundamental para tornar o atendimento mais humanizado e melhorar a adesão do paciente ao tratamento
No Dia do Farmacêutico no Brasil (20.01), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema apresenta um balanço positivo do investimento na área: farmacêutico em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e implantação de ações para integrar o profissional no acompanhamento de saúde das pessoas atendidas na rede municipal.
Até outubro do ano passado, as UBSs contavam com farmacêutico uma ou duas vezes por semana.
Com a ampliação de 21 para 40 profissionais, o farmacêutico está presente na Unidade todos os dias da semana e foi possível descentralizar a dispensação de psicotrópicos.
Confira em https://portal.diadema.sp.gov.br/dispensacao-de-medicamentos-psicotropicos-passa-a-ser-feita-nas-ubss/, os horários para dispensação desse medicamento.
As farmácias são informatizadas e as equipes compostas por um farmacêutico e dois administrativos.
Além das UBSs, contam com equipes nos seguintes locais: almoxarifado, CAPS Norte, Centro de Referência em IST, Pronto Socorro Central e Hospital Municipal.
Dia do Farmacêutico
A data é comemorada nacionalmente em homenagem à criação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (1916) para promover a valorização e o estímulo à profissão.
A atuação diária do farmacêutico permite, acima de tudo garantir a melhora na dispensação de medicamentos e insumos.
Além disso, na identificação das interações medicamentosas e alimentares, e orientação de altas de pacientes internados.
Em conclusão, na orientação dos horários adequados para utilização do fármaco, substituição destes medicamentos e melhor adesão ao tratamento.