Deputada Carla Morando trabalha pela reforma do Hospital Estadual Mário Covas

In ABCD, Esportes On
Dra. Cíntia de Azevedo Périco, Dr. Adilson Joaquim Westheimer, secretário estadual da Saúde. Dr. Eleuzes Paiva, e a deputada estadual Carla Morando. Fotos: assessoria da deputada/Divulgação

Joaquim Alessi

Inaugurado em 2001, pelo então governador Geraldo Alckmin e o prefeito Celso Daniel (eu estava lá, na cobertura jornalística), a unidade hospitalar nunca recebeu reforma e modernização

A Assembleia Legislativa pode estar em recesso, mas a deputada estadual Carla Morando (PSDB-SP) cumpre agenda com secretários de Estado.

Sempre com o objetivo, em primeiro lugar, de levar demandas importantes para a região, notadamente porque os secretários são todos novos.

Na tarde desta quinta-feira (19.01), por exemplo, foi a vez de a parlamentar reunir-se com o secretário de Saúde. Eleuses Paiva, na sede da Pasta, na Capital.

A audiência teve como foco central, portanto, o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

O diretor-geral do equipamento de saúde, Dr. Adilson Joaquim Westheimer, esteve presente, além da médica psquiatra e professora da Medicina ABC, Dra. Cíntia de Azevedo Périco.

Ela, por exemplo, apresentou as demandas voltadas à saúde mental.

Mantido pelo Estado

O Hospital Mário Covas é gerido pela Fundação do ABC e mantido pelo Governo do Estado.

Suas atividades tiveram início em 2001, e, desde então, não passou por nenhum tipo de reforma estrutural, mobiliária e de modernização dos equipamentos de diagnóstico.

Em um dos ofícios que protocolou diretamente com o Secretário de Saúde, Carla solicita a reforma geral do Hospital, referência em atendimento a pacientes de média e alta complexidade do ABCD

Outra demanda levada pela deputada, além disso, refere-se à implantação de leitos de psiquiatria para o público infanto-juvenil:

“O Mário Covas é um excelente hospital de alta complexidade, mas que necessita de otimizações para atender ainda melhor a população, por isso, vim pessoalmente trazer esse pedido especial ao Secretário Dr. Eleuses. Além disso, a pauta que trata de atendimento psiquiátrico infanto-juvenil, que teve um incremento significativo em sua procura, principalmente no período pós-pandemia, necessitando de uma atenção a criação de leitos dessa especialidade. Precisamos voltar a nossa atenção na saúde mental dos nossos jovens e crianças, principalmente em hospitais que pertencem ao Estado”, enfatiza Carla.

O chefe da Pasta, também médico, acolheu os pedidos da deputada e comprometeu-se a visitar o hospital para verificar de perto as necessidades, para, assim, promover estudos visando à reforma do local.

Já sobre a implantação da ala psiquiátrica infanto-juvenil, será apresentado posteriormente, pela Dra. Cíntia, planejamento completo do assunto.

Com o objetivo, em conclusão, de que a iniciativa seja um projeto piloto, em princípio no Hospital Mário Covas, a ser levado futuramente para todo o Estado de São Paulo.

You may also read!

Tarcísio mandou para a Saúde de São Bernardo neste ano menos de 10% do enviado em 2024, cobra o prefeito Marcelo Lima

Joaquim Alessi Era dia de falar de festa, da programação pelos 472 anos de São Bernardo do Campo, a ser

Read More...

ETEC Júlio de Mesquita conquista 3º lugar em competição nacional de empreendedorismo

Sob orientação do professor Bruno Castro, alunas da ETEC Júlio de Mesquita conquistaram o 3º lugar na competição nacional

Read More...

Smart Sanca é vital para localizar e resgatar com segurança menina de 12 anos perdida no Parque Linear Kennedy

O Smart Sanca - Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano foi acionado por um

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu