Saúde de Diadema prevê avançar com reestruturação da Urgência e Emergência em 2023

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: Divulgação/PMD
Compromisso da gestão é de melhor o atendimento à população

Se 2022 foi o ano da reestruturação da Atenção Básica em Diadema, com o Programa UBS Nota 10 alcançando 60% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) reformadas, 2023 será marcado pela remodelação da rede de Urgência e Emergência.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, a abertura do processo licitatório do novo Hospital, a ser implantado onde hoje está instalado o Paço Municipal, na Rua Almirante Barroso, no Centro, deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2023. “Nossa equipe tem trabalhado arduamente para pensar soluções para o atendimento hospitalar e desenhar um modelo de assistência a médio e longo prazo que dê conta de solucionar antigas reivindicações da população e dos trabalhadores. Já mostramos na Atenção Básica que é possível mudar e é nosso compromisso fazer essa reestruturação”.

Paralelamente à construção do novo HM, a Prefeitura vai erguer o futuro HU (Hospital de Urgência), que ficará também na região central de Diadema, que será a principal porta de entrada para os casos de urgência. Outro passo é a transformação do Pronto-Socorro Central, hoje instalado ao lado do Quarteirão da Saúde, na UPA Centro.

O planejamento também prevê outras três UPAs: no Jardim Paineiras, no Eldorado e no Piraporinha, descentralizando a rede de urgência. Entre os equipamentos dos bairros, a reforma da UPA Paineiras, na região Norte, que será reclassificada para o porte 3 (atualmente é de porte 2). No Eldorado, será construída uma UPA. Outra unidade ficará no Piraporinha, à medida em que o HM atual for desativado. O processo de desativação do HM no Piraporinha será gradual. A partir da abertura de leitos no HU e nas UPAs, haverá redução do atendimento no Hospital Municipal –­ o equipamento foi inaugurado no começo dos anos 1990. Ao final da reorganização, Diadema terá três grandes equipamentos de Saúde ­– HM, HU e Quarteirão da Saúde.

 

O que a Prefeitura tem feito

Uma dúvida comum da população é o que está sendo feito de melhorias no atual hospital enquanto não tem início a construção do prédio novo.

Preparamos esse Pergunta e Respostas com as principais dúvidas recebidas na Saúde:

Por que a Prefeitura vai fazer outro hospital ao invés de arrumar o HMD do Piraporinha?

O prédio onde está localizado o Hospital Municipal hoje pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e data de 1967. Por não ter a titularidade do imóvel, o município não consegue recursos para reforma estrutural, o que beneficiaria a população atendida e os profissionais que trabalham no equipamento. Além disto, estudos técnicos sobre as condições da estrutura do Hospital Municipal mostraram que por ser um prédio antigo e desgastado, ele não comportariauma ampliação para aumentar os atendimentos que Diadema precisa. Portanto, a melhor via foi o projeto de construção do novo Hospital Municipal.

O que a Prefeitura tem feito para cuidar da estrutura atual?

A manutenção do Hospital Municipal trabalha diariamente para melhorar as condições da unidade hospitalar. A equipe é responsável por todos os reparos na estrutura predial realizando serviços de hidráulica, elétrica, pintura, reformas estruturais e serviços gerais. Sua equipe é formada por eletricistas, encanador, pintor, pedreiro, serralheiro, eletrotécnico, agente administrativo, agente de serviços gerais, frente de trabalho e Coordenador do setor. Realiza, em média, 140 atendimentos por mês, sendo hidráulica e elétrica as maiores demandas.

Que reformas que já foram feitas?

Existe um cronograma que busca levar melhorias estruturais e estéticas para os andares, conforme as possibilidades de atendimento e prioridade.

Para definir o cronograma, a equipe também precisa levar em consideração o impacto no atendimento, já que esse é o único hospital de porta aberta do município.

Veja o que já foi feito e o que está em andamento:

Já finalizadas:

  • Telhado do necrotério
  • Canaleta do telhado da sala vermelha
  • Telhado do 10º andar
  • 3º andar sala de prescrição
  • Troca do telhado no anexo do 3º andar
  • 2º andar – Centro Cirúrgico: revitalização de todo setor
  • Estacionamento
  • Térreo: reparo nos pisos

Em andamento:

  • Reforma do Pronto Socorro
  • Escadaria do térreo para o 1º andar
  • Térreo – Grades azuis frente do Hospital Saúde já comprou algum equipamento novo?

Sim, desde o início da gestão o HMD tem recebido atenção. A unidade recebeu um novo Tomógrafo Computadorizado doado pelo governo japonês. Em 09 de junho do ano passado, por exemplo, teve início o atendimento 24 horas do tomógrafo para os pacientes do hospital e as emergências do município. O hospital também recebeu um novo aparelho de Ultrassom.

Essa semana, a unidade recebeu uma nova cadeira de rodas de contrapartida de estágio. Em breve, a unidade vai receber 20 carros maca hospitalar que vão ficar no Pronto Socorro do HMD.

Vocês usam algum recurso tecnológico para reduzir a lotação da unidade?

Desde abril do ano passado, a gestão concentrou esforços na implantação do método KANBAN, que tem sido utilizado no HMD juntamente com o processo de Gerenciamento de leitos. O sistema é uma ferramenta que ajuda na gestão da superlotação, impactando fortemente sobre a gestão clínica e a qualidade assistencial. Além disso, ajuda a impactar na redução de custos e de limites de permanência para cada procedimento realizado nos pacientes. Atualmente as seguintes clínicas/áreas tem o processo de KANBAN sendo realizadas: Clínica Médica de longa permanência (26 leitos) e UTIs (30 leitos).

Como posso fazer para ajudar a melhorar o atendimento?

O Hospital Municipal de Diadema tem funcionários dedicados, que se preocupam em ofertar um atendimento humanizado e acolhedor. Muitos funcionários estão há anos atuando no local por amor ao que fazem. Infelizmente, como em todo lugar, podem haver algumas exceções. Caso seja mal atendido, procure a Ouvidoria do Hospital e faça uma denúncia ou reclamação. Assim a gestão consegue identificar onde os problemas estão e você ajuda a melhorar o atendimento.

Mas o que é feito com as Ouvidorias? Servem para alguma coisa?

Sim. Todas as ouvidorias registradas são analisadas pela gestão. De janeiro a outubro de 2022, por exemplo foram registradas 281 ouvidorias, o que corresponde a 0,21% dos atendimentos no mesmo período (133.917 atendimentos).

Para esse ano, a gestão deverá implantar ainda um Formulário para Pesquisa de Satisfação do Usuário Internado e do Usuário no Pronto Socorro com o objetivo de colher informações dos usuários sobre o que pode ser melhorado na unidade.

 

Sobre o HMD

O Hospital Municipal de Diadema tem seu pronto socorro que é um serviço de porta-aberta para o atendimento em Ortopedia, Saúde Mental/Psiquiatria, Cirurgia Geral e Ginecologia-obstetrícia; além de casos referenciados considerados mais graves.

O hospital presta serviços médico-hospitalares, sendo um hospital geral de grande porte para os usuários do SUS do município de Diadema, com seus mais de 430 mil habitantes. Além disso, possui maternidade e berçário para partos de médio e alto risco, e também faz parte da Rede de Urgência e Emergência, sendo referência para o SAMU de Diadema e para as Unidades de Pronto Atendimento do município.

O HMD é referência para os casos clínicos e cirúrgicos de urgência, maternidade com leito de UTI neonatal, além de possuir leitos de cuidado em saúde mental e UTI adulto também.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu