Veja como identificar e solucionar problemas para melhorar os resultados do seu negócio
Desde o início da pandemia, entre os avanços e recuos do varejo, até que o setor alcançou estabilidade. É o que apontam os dados do IBGE divulgados em dezembro: entre janeiro e outubro de 2022, o comércio apresentou alta de 1,0% no volume de vendas.
A complexidade do cenário apresentou melhora nos últimos meses, mas ainda é volátil. Assim, os desafios continuam ao empreendedor brasileiro. E, após diversas mudanças para se adaptar às novas tendências, a melhor maneira de enfrentá-los é estar preparado.
A seguir, veja 10 problemas que você deve resolver na sua loja para aumentar as vendas.
1. Estratégias desatualizadas
Bons gestores acompanham o ciclo de tendências do mercado. Tudo muda com rapidez, inclusive a maneira de consumir. O e-commerce, por exemplo, veio para ficar, mas não basta apenas oferecer produtos no ambiente virtual.
Dentro da inovação, existem as maneiras certas de empreender. No caso do e-commerce, os consumidores querem viver experiências positivas, durante a navegação, a pesquisa e a compra no atacado online, por exemplo
De acordo com o estudo Shopper Story, 80% dos entrevistados admitiram a possibilidade de recomendar boas empresas aos amigos e conhecidos. Em contrapartida, 75% afirmaram que também podem compartilhar sua experiência negativa.
2. Somente pontos de venda físico
Cada vez mais, os clientes buscam conforto e praticidade ao adquirirem produtos. Só para ilustrar, o levantamento Tendências do Varejo 2023 indica que 62% dos consumidores gostam de receber suas compras em casa. Além dessa facilidade, clientes buscam fretes baratos e rapidez na entrega. Ou seja, estratégias de vendas online fazem a diferença.
3. A falta de atendimento personalizado
A busca pela experiência de consumo também é a busca por se sentir o único cliente. Por isso, o atendimento personalizado é esperado. Sem acompanhamento, o cliente não fideliza e os novos compradores só vão dar uma “olhadinha”.
O objetivo é se destacar da concorrência. Atender as particularidades de cada comprador não é tarefa simples, então comece aos poucos. Crie um banco de dados, uma tabela, ou uma agenda que seja, com as informações dos seus clientes.
O importante é separar os clientes por categorias de consumo: tem quem goste de roupas pretas, ou quem prefira perfume doce. Isso vai ajudar a oferecer o produto certo, no momento certo.
4. Atento aos retornos
Ouvir as necessidades e os desejos do cliente é o um dos caminhos para garantir a satisfação. Procure estar atento aos feedbacks. Entender o que ele de fato precisa e achou do atendimento da loja.
5. Anúncios ruins
Sem uma comunicação efetiva sobre os produtos, preços e as promoções as saídas diminuem – e não foi por falta de qualidade ou de interesse da clientela.
Anúncios devem ser diretos e chamar a atenção: então capriche! Os preços, por sua vez, não podem divergir no momento da compra, assim como as etiquetas devem estar com o valor atualizado.
6. Gestão de estoque
A gestão bem feita das mercadorias traz uma série de vantagens ao negócio: economizam dinheiro e facilitam as negociações com fornecedores.
Seu tempo é otimizado e a produtividade agradece. Além disso, a gestão de estoque ajuda a saber o que repor, a quantidade e o momento certo. Assim, os clientes sempre encontrarão os produtos desejados.
É recomendável manter uma planilha atualizada de produtos. E se encalhou uma mercadoria? Em algumas ocasiões, a solução indicada para esvaziar o estoque é criar promoções ligadas a datas especiais, como Black Friday. Bota fora!
7. Controle de pedidos e entregas
No mercado atacadista, não controlar pedidos e entregas é um erro que pode custar caro. Portanto, reserve um tempo apenas para atuar no controle contínuo das entregas.
Ou, melhor ainda, se for possível, tenha uma equipe formada especialmente na função.Mais do que acompanhar, ela deve criar as rotas de entrega, visando a agilidade dos pedidos e auxiliando na diminuição de custos e cumprimento de prazos.
8. Problemas com devoluções
Vários fatores podem culminar na devolução. Não apenas por conta de danificação de produtos, como também entregas fora do prazo, problemas com a entrega, quantidade erradas de produtos e dados conflitantes.
Todos esses, e outros contratempos, costumam desagradar os clientes. Para evitar dores de cabeça, é importante adotar políticas de devolução claras. Também é preciso acompanhar o pedido de forma constante, garantindo que o consumidor receberá o pedido correto o quanto antes.
9. Equipes despreparadas
A ausência de mão de obra qualificada é um dos principais empecilhos. E sem uma equipe que entende do assunto, fica praticamente impossível prosperar. Diante dessa dificuldade, a melhor saída é treinar os funcionários.
Por isso, é recomendável capacitar os membros do time conforme as necessidades do negócio, proporcionando treinamentos específicos e reuniões para solucionar problemas e motivar o time.
O pensamento é: se os funcionários não souberem exatamente o que a empresa oferece, eles não executarão as tarefas corretamente. O sucesso e futuro do negócio são prejudicados com a falta de qualificação.
10. Falhas na comunicação interna
Falhas na comunicação interna de um negócio tem o poder de prejudicar toda a estrutura do empreendimento. As mais comuns são: ausência de feedbacks, divergências na cultura organizacional e falta de entendimento em relação aos processos.
Por isso, esteja em contato com os funcionários.