Santo André retoma Moeda Verde nesta terça (10.01)

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/Semasa

Primeira edição de 2023 acontece no Núcleo Capuava; neste ano ação será junto com o Moeda Pet em algumas localidades

O programa Moeda Verde retoma as atividades, em primeiro lugar, a partir desta terça-feira (10.01).

Assim, beneficia moradores de 22 comunidades carentes de Santo André, com a oportunidade de trocar resíduos recicláveis por frutas, legumes e verdura.

A primeira troca do ano ocorre no Núcleo Capuava (bairro Capuava), das 13h30 às 14h30, na Avenida dos Estados, ao lado do número 11.300.

Nesta semana, o programa já acontece nos núcleos Capuava (bairro Capuava), Sorocaba (Jardim Alzira Franco), Lamartine e Cruzado (Jardim Santo André), Maurício de Medeiros (Vila João Ramalho), Eucaliptos (Cata Preta), Ciprestes (Jardim Irene) e Sítio dos Vianas (Sítio dos Vianas).

Os endereços, horários e a programação completa em todas as comunidades podem ser consultados em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.

Recicláveis x alimentos

A cada cinco quilos de recicláveis, como vidro, papelão, metal e ferro, os moradores recebem, portanto, um quilo de alimento.

A iniciativa é realizada, acima de tudo, pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, e pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Cada participante pode levar, da mesma forma, até 150 quilos de materiais recicláveis.

Desde 2017, quando o Moeda Verde foi criado, foram recolhidas mais de 870 toneladas de resíduos e distribuídas mais de 170 toneladas de frutas, legumes e verduras.

Os materiais coletados são encaminhados às cooperativas de reciclagem que atuam na cidade, contribuindo para gerar renda para cerca de 100 pessoas.

Moeda Pet

O programa Moeda Pet, que permite a troca de garrafas PET por ração para cães e gatos, também volta em janeiro.

Nesta terça-feira (10), a iniciativa ocorre junto ao Moeda Verde no Núcleo Capuava, das 13h30 às 14h30.

Idealizado pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santo André, o Moeda Pet deixou de ocorrer apenas no Parque Central, em formato drive-thru, para também acontecer em comunidades beneficiadas pelo programa Moeda Verde.

Os participantes trocam um quilo de garrafas PET por um quilo de ração.

Cada quilo de resíduos equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml. Além de levar a ração para casa, os munícipes podem fazer doação para ONGs cadastradas junto à administração municipal.

Cada participante tem direito, por exemplo, a até três quilos.

Em janeiro, o Moeda Pet também ocorrerá nos núcleos Lamartine (Jardim Santo André), Eucaliptos (Cata Preta), Sítio dos Vianas (Sítio dos Vianas), Vila Sá (Vila Sá), Tamarutaca (Vila Guiomar) e Pintassilva (Parque Miami), além do tradicional Parque Central.

Os horários e locais também podem, em conclusão, ser consultados junto à programação do Moeda Verde, em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.

You may also read!

Presidida pela deputada estadual Carla Morando, CPI das Empresas de Telecomunicações tem trabalhos prorrogados por mais 60 dias

Em reunião presidida pela deputada estadual Carla Morando na quarta-feira (16.10) foi aprovada a prorrogação dos trabalhos. O prazo de

Read More...

As flores dos terraços

Por Guttemberg Guarabyra* Dizem que o calor prematu­ro trouxe a primavera an­tes do tempo. As orquídeas de­sabrocharam prematuramente. É a

Read More...

Adolescentes da Fundação CASA de Diadema visitam Museu do Café em Santos

Atividade inclui, acima de tudo, curso prático sobre preparo de café e imersão na história do grão no Brasil Cinco

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu