Primeira edição de 2023 acontece no Núcleo Capuava; neste ano ação será junto com o Moeda Pet em algumas localidades
O programa Moeda Verde retoma as atividades, em primeiro lugar, a partir desta terça-feira (10.01).
Assim, beneficia moradores de 22 comunidades carentes de Santo André, com a oportunidade de trocar resíduos recicláveis por frutas, legumes e verdura.
A primeira troca do ano ocorre no Núcleo Capuava (bairro Capuava), das 13h30 às 14h30, na Avenida dos Estados, ao lado do número 11.300.
Nesta semana, o programa já acontece nos núcleos Capuava (bairro Capuava), Sorocaba (Jardim Alzira Franco), Lamartine e Cruzado (Jardim Santo André), Maurício de Medeiros (Vila João Ramalho), Eucaliptos (Cata Preta), Ciprestes (Jardim Irene) e Sítio dos Vianas (Sítio dos Vianas).
Os endereços, horários e a programação completa em todas as comunidades podem ser consultados em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.
Recicláveis x alimentos
A cada cinco quilos de recicláveis, como vidro, papelão, metal e ferro, os moradores recebem, portanto, um quilo de alimento.
A iniciativa é realizada, acima de tudo, pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, e pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
Cada participante pode levar, da mesma forma, até 150 quilos de materiais recicláveis.
Desde 2017, quando o Moeda Verde foi criado, foram recolhidas mais de 870 toneladas de resíduos e distribuídas mais de 170 toneladas de frutas, legumes e verduras.
Os materiais coletados são encaminhados às cooperativas de reciclagem que atuam na cidade, contribuindo para gerar renda para cerca de 100 pessoas.
Moeda Pet
O programa Moeda Pet, que permite a troca de garrafas PET por ração para cães e gatos, também volta em janeiro.
Nesta terça-feira (10), a iniciativa ocorre junto ao Moeda Verde no Núcleo Capuava, das 13h30 às 14h30.
Idealizado pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santo André, o Moeda Pet deixou de ocorrer apenas no Parque Central, em formato drive-thru, para também acontecer em comunidades beneficiadas pelo programa Moeda Verde.
Os participantes trocam um quilo de garrafas PET por um quilo de ração.
Cada quilo de resíduos equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml. Além de levar a ração para casa, os munícipes podem fazer doação para ONGs cadastradas junto à administração municipal.
Cada participante tem direito, por exemplo, a até três quilos.
Em janeiro, o Moeda Pet também ocorrerá nos núcleos Lamartine (Jardim Santo André), Eucaliptos (Cata Preta), Sítio dos Vianas (Sítio dos Vianas), Vila Sá (Vila Sá), Tamarutaca (Vila Guiomar) e Pintassilva (Parque Miami), além do tradicional Parque Central.
Os horários e locais também podem, em conclusão, ser consultados junto à programação do Moeda Verde, em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.