O prefeito Paulo Serra, de Santo André, o deputado estadual Thiago Auricchio, de São Bernardo, e vários outros políticos começaram a se manifestar contra os atos antidemocráticos.
Paulo Serra escreveu nas redes sociais por volta de 17h30: “Manifestações pacíficas são sempre legítimas e devem fazer parte do jogo democrático! Já os atos de vandalismo, depredação de patrimônio, agressão a policiais e o desrespeito a Lei e a Ordem merecem punição severa. O Brasil e o Estado Democrático de Direito prevalecem sempre!”
Também o prefeito José Auricchio Júnior, de São Caetano do Sul, foi categórico, pouco antes das 18h: “As invasões que estão ocorrendo em Brasília são graves ataques ao Estado Democrático de Direito. Vandalismo e de depredação de patrimônios públicos sem nenhuma razão plausível. Medidas urgentes devem ser tomadas e os responsáveis punidos. A democracia sempre será soberana.”
Da mesma forma, o deputado estadual Thiago Auricchio escreveu por volta de 17h: “O que estamos assistindo em Brasília é algo deplorável, condenável e acima de tudo antidemocrático. É terrorismo contra as principais instituições democráticas brasileiras. As urnas são soberanas e devem ser respeitadas. Lamento profundamente essa escolha por parte dos invasores.”
Além dos políticos da região, o governador Tarcísio de Freitas também usou sua rede social para expressar: “Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em SP!” Eram 18h06 quando ele publicou a manifestação.