Santo André atende desejo de gestante de comer refeição do Hospital da Mulher

In ABCD On
- Updated
Fotos: Alex Cavanha | Vídeo: Donizete Gimenez/PMSA

Bianca Azzevedo teve os dois primeiros filhos no equipamento de saúde e tinha saudade especialmente do feijão

Não é novidade que a gravidez mexe com hormônios e com a rotina das mulheres. Neste período podem surgir desejos de comer alimentos fora do habitual e muitas vezes inusitados. Este é o caso da andreense Bianca Azzevedo, 25 anos, gestante de 15 semanas, que procurou as redes sociais da Prefeitura de Santo André com um pedido bem diferente: ela queria comer a refeição servida às pacientes no Hospital da Mulher, onde teve seus dois primeiros filhos, Lorena, hoje com 6 anos, e Nilson Neto, com 3.

O desejo da moradora da Vila Guaraciaba foi atendido nesta semana. A equipe do hospital serviu para a munícipe na última quarta-feira (21), na hora do almoço, o mesmo cardápio oferecido para as pacientes que estão internadas. O prato tinha arroz, feijão, frango grelhado, salada de tomate, suco, além de melão como sobremesa. Logo na primeira garfada Bianca constatou: “era exatamente esse gosto que eu queria sentir”.

Bianca explicou que a vontade de comer a refeição do Hospital da Mulher apareceu recentemente. “Estava em casa cozinhando e quando olhei para a comida pensei: ‘eu não quero essa, quero a do hospital’. Lembrava principalmente do gostinho do feijão. Entrei em contato com a equipe da Prefeitura para ver se eles podiam me ajudar e deu tudo certo”, contou a jovem.

A andreense faz o acompanhamento de pré-natal na UBS do Jardim Carla e deve ter o terceiro filho, que ainda não se sabe se é menino ou menina, no Hospital da Mulher. Além do almoço, ela recebeu da equipe do hospital uma Naninha do Riso, um travesseiro que é entregue para todas as mulheres que fazem o curso de gestante no equipamento de saúde.

Assim que contou para o marido, Nilson Marques, e para os demais familiares que queria a comida do hospital, foi um alvoroço na família. Todos estavam tentando pensar em uma forma de atender o pedido de Bianca, que nas duas primeiras gestações teve vontade de alimentos mais acessíveis, como frango e goiaba madura. “Meu marido não sabia mais o que fazer. Quando eu falei para a minha avó que eu iria ao hospital comer ela não acreditou, achou bem estranho”, lembra Bianca.

Segundo Andrea Cristina Queiroz, ginecologista e obstetra do Hospital da Mulher, a alteração hormonal durante a gestação leva a mudanças de humor, de gosto, de cheiro e de preferências alimentares. “A grávida pode querer comer algo que não estava habituada, assim como rejeitar alimentos de costume. Mas o aspecto emocional também tem papel nessas vontades. A mulher fica mais sensível, ansiosa e pode desejar algo que traga memórias afetivas e prazerosas, ou para requisitar mais atenção de quem esteja por perto. Ao ter o desejo atendido, a gestante se sente acolhida. Em geral, essas atitudes são inconscientes”, esclarece.

A médica explica ainda que é importante verificar se o alimento desejado não é um indicativo de que o corpo esteja precisando de um determinado nutriente. “Em alguns casos específicos é importante descartar deficiências nutricionais das gestantes, mas nenhum dano será causado ao bebê se o desejo da futura mamãe não for satisfeito. E a criança também não vai nascer com a aparência do alimento desejado. Esse, claro, é apenas um dos mitos sobre a alimentação na gestação”, finaliza Andrea.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu