O prefeito José Auricchio Júnior prestou contas de seu quarto mandato à frente da Prefeitura de São Caetano do Sul na noite de segunda-feira (19.12), no São Caetano Esporte Clube, no Bairro Fundação.
O chefe do Executivo detalhou, em primeiro lugar, as principais ações realizadas em 2022, especialmente obras, programas e serviços responsáveis pelo desenvolvimento da cidade, cumprindo os projetos inseridos em seu plano de governo.
Mais de 2 mil pessoas compareceram, acima de tudo.
Na ocasião, Auricchio também assinou, além disso, a ordem de serviço para o início da vigência do novo plano de saúde do funcionalismo público municipal (Notre Dame Intermédica).
O convênio atenderá, portanto, os cerca de 7 mil servidores ativos e inativos, da administração direta e indireta, além de seus dependentes.
Conquistas
O prefeito apresentou, por exemplo, os títulos conquistados por São Caetano em 2022. Somente neste ano, a cidade conquistou o 1º lugar no:
Connected Smart Cities 2022 – 1º entre cidades com até 500 mil habitantes; 1º do Brasil em Segurança; 1º em Educação
Ranking IDSC 2022 (cidade mais sustentável do Brasil)
Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022 (Revista IstoÉ) – 1º em Execução do Orçamento; 1º em Acesso Digital ao Conhecimento; 1º em Mobilidade Digital (entre as cidades de médio porte).
Ranking de práticas ESG 2022 (CLP) – 1º lugar
Ranking de Competitividade dos Municípios 2022 (CLP) – Cidade mais competitiva do ABC
Prêmio Band Cidades Excelentes – 1º lugar em Segurança no Trânsito
Cidade para as pessoas
“Mas esses títulos de nada adiantam se uma cidade não é justa, igualitária, solidária e democrática. Estamos tornando São Caetano uma cidade para as pessoas. Esse é o título que perseguimos em cada ação, sempre visando o bem-estar dos nossos moradores, da coletividade”, ressaltou, em suma, Auricchio.
A fala é embasada, acima de tudo, pelos resultados sociais e econômicos alcançados neste ano.
A Prefeitura ampliou, da mesma forma, o arco de proteção social e as abordagens a pessoas em situação de rua.
Na outra ponta, São Caetano registra, portanto, a abertura de 4905 empresas (de janeiro a novembro).
Além disso, o número de empregos formais criados nos últimos seis meses é recorde (4.917), assim como o investimento público (R$ 600 milhões).
Na Educação, sucesso na retomada das aulas no pós-covid-19, com um programa exitoso de Reforço Escolar, o Saúde na Escola e o Toda Força ao Estudo, programa de transferência de renda às famílias em situação de vulnerabilidade social. Valorização também dos professores, com a implantação do novo Plano de Carreira do Magistério.
Na Saúde, destaque para o novo serviço de Telemedicina, pioneiro no setor público, que ampliou a capacidade de atendimento em especialidades em 60% – já são mais de 11 mil atendimentos desde que a iniciativa entrou em vigor, em agosto. “Este é o grande acontecimento. Em termos de tecnologia na Saúde, São Caetano está a quilômetros de distância dos demais municípios brasileiros”, observou o prefeito.
Principais obras
Auricchio também detalhou, além disso, as principais obras em execução ou a ser entregues até o fim do mandato, em 2024.
Entre elas, por exemplo, o Novo Parque Tamoyo, o Novo Viaduto Independência, o Novo Teatro Paulo Machado de Carvalho e as requalificações urbanas da Rua Santa Catarina e da Praça Cardeal Arcoverde, além das intervenções do Programa ReFundação.
O Atende Fácil Saúde deverá ser entregue, da mesma forma, já no próximo mês.
“Os projetos e investimentos estão aí. Agora vamos acelerá-los para obtermos os resultados o mais brevemente possível”, disse, em conclusão, o prefeito.
Neste ano já foram entregues, portanto, o Parque Província de Treviso, no Bairro Fundação, o Complexo Educacional do Bairro Santa Maria e o CISE Suely Nogueira, no Bairro Fundação.
O deputado estadual reeleito, Thiago Auricchio, projetou encaminhar a São Caetano a maior emenda que a cidade já recebeu, contribuindo ativamente para a viabilização das futuras intervenções.
“Faltam detalhes. Espero poder anunciar em breve”, afirmou, em conclusão, ao elogiar a prestação de contas democrática e transparente à população.