Joaquim Alessi
Empresário residente em São Bernardo, onde iniciou sua trajetória profissional como servidor da Prefeitura, Luiz Alberto Rodrigues lança nesta segunda-feira um novo livro, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.
Nele, o empreendedor reflete sobre o papel da tecnologia.
E fala de sua relação com quem, na sua opinião, deveria estar no centro do debate sobre as Cidades Inteligentes: as pessoas.
Aliás, quem tem o privilégio de conviver há vários anos com essa mente brilhante de Luiz Alberto sabe muito bem que esse sempre foi a razão de seu trabalho.
Não à toa, comanda há quase quatro décadas a Eicon – Soluções Inteligentes, sempre com a visão de que o poder público deve refletir o poder do público.
Pura ficção
“Sem a participação e inclusão das pessoas no centro do debate, e não apenas a tecnologia, uma cidade efetivamente inteligente não passa de pura ficção”, provoca.
Mas, como entender e definir uma Cidade Inteligente nos dias que correm?
Em que a hiperconectividade e o imediatismo trazido pelas novas tecnologias parecem, paradoxalmente, afastar cada vez mais o cidadão do debate público?
Essas e outras questões são abordadas no livro “Cidades Inteligentes em Perspectiva – sem gente a cidade é uma triste ficção”, do empresário Luiz Alberto Rodrigues.
Como já destacamos, ele é fundador e CEO da Eicon Tecnologia, empresa que desenvolve soluções para a administração pública.
Na obra, Luiz Alberto traz uma reflexão sobre o papel tecnologia e sua relação com quem, na sua opinião, deveria estar no centro do debate sobre as Cidades Inteligentes: as pessoas.
O prefácio foi escrito pelo professor José Pacheco, educador, membro do Conselho Nacional da Educação e especialista em educação para inovação.
“Estou muito feliz e espero que as questões apresentadas no livro possam fortalecer a forma como tenho pensado as novas possibilidades das cidades, sob a luz de uma tecnologia que é facilitadora de processos e, antes de mais nada, inclusiva, pois nós somos parte de um país que precisa definitivamente ocupar seu lugar de destaque no mundo”, diz, em resumo, o autor.
Breve história
Paulista de Bauru, Luiz Alberto iniciou sua carreira como servidor público no município de São Bernardo do Campo, como fiscal de renda.
A experiência na posição lhe possibilitou, em primeiro lugar, identificar os gargalos que prejudicam a modernização da gestão pública.
A partir disso, fundou, portanto, a Eicon, há 38 anos.
Com o objetivo de oferecer às administrações, por exemplo, ferramentas de gestão que eliminam a ineficiência e a burocracia.
Com inúmeros artigos publicados nos principais jornais do País, Luiz Alberto também é autor de Gestão Pública: Planejar, Controlar e Responsabilizar é a Solução.
Tem outros livros: Inteligência Pública na Era do Conhecimento; Desvendando o Pregão Eletrônico e Sistemas de Informação na Administração Pública.
Além disso, mantém o site www.luizalbertorodrigues.com.br, no qual compartilha textos e reflexões sobre gestão pública.