Estudantes da EJA de Diadema relatam a própria história em livros

In ABCD On
Foto: Divulgação/PMD

Textos foram desenvolvidos no âmbito do programa “Leiturando”, proposta da Secretaria de Educação que visa fomentar o acesso e práticas de leitura na rede municipal

Quanta história cada um tem para contar?

Nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Diadema foram muitas, inúmeras, todas elas registradas e publicadas em livros.

Por meio do programa “Leiturando”, proposto pela Secretaria de Educação, os estudantes foram incentivados a narrar suas histórias de vida e memórias.

Cada uma das 15 escolas que contam com turmas da EJA produziu, portanto, um livro e uma coletânea com alguns deles será lançada em breve.

As oficinas de criação literária ocorreram, acima de tudo, após a formação “Ler, escrever e desenhar histórias de vida”, ofertada aos educadores articuladores do Mais Educação e professores da EJA.

Os profissionais foram incentivados a pensar sobre as experiências escolares como pela realização de práticas que possibilitaram a compreensão dos conceitos de história de vida, identidade e memória.

O coordenador pedagógico da EJA na Secretaria de Educação, Fabio Rodrigues Lemes, explicou que a proposta era jogar luz sobre as vivências e experiências que os estudantes trazem para as salas de aula da EJA por meio de suas contações de histórias e rodas de conversa em narrativas escritas.

Autonomia da escrita

“Assim, trabalhamos com eles uma grande dificuldade que possuem que é a autonomia da escrita e a possibilidade de se reconhecerem como estudantes autores, escritores e produtores de histórias”, detalhou, em resumo.

“Portanto, a criação do livro era fundamental para que eles se reconhecessem nesse processo”, completou.
Na avaliação do educador, a escola como um todo ganhou com a proposta. “Teve o envolvimento dos professores, o movimento de organização dos saraus que envolveu os estudantes de todas as turmas, o grêmio, a comunidade escolar”, citou. “Nos saraus os estudantes apresentaram suas produções no formato do livro eletrônico e também encadernado. Agora a expectativa é que a publicação oficial saia para que os estudantes tenham sua noite de autógrafos”, concluiu.
Os alunos da EJA de Diadema participaram da formatura, em conclusão, nesta terça-feira (06,12), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, sede de Diadema.

You may also read!

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu