São Bernardo implanta serviço inédito de telemedicina na Atenção Básica

In ABCD, Saúde On
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Atendimento remoto em especialidades é colocado à disposição na UBS Parque São Bernardo, por meio de projeto-piloto em parceria com a Fundação do ABC

A Prefeitura de São Bernardo implantou, nesta semana, em primeiro lugar, o serviço de telemedicina na rede de Atenção Básica.

Inédito na região, o atendimento remoto acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São Bernardo, por meio de um projeto-piloto em parceria com a Fundação do ABC.

A iniciativa vai dar, acima de tudo, celeridade às consultas eletivas em especialidades, com auxílio da tecnologia.

Multiplicar oferta

“As consultas de especialidades são ofertadas nas Policlínicas Centro e Alvarenga e, mesmo com a agenda totalmente preenchida, estamos com dificuldade de atender toda a demanda. Trazer este atendimento para a Atenção Básica vai multiplicar a oferta e contribuir para acelerar o atendimento de quem está esperando”, declarou, por exemplo, o chefe do Executivo.

O projeto terá, por exemplo, duração de 90 dias.

No novo formato, cerca de 600 pacientes serão atendidos nas especialidades de dermatologia, endocrinologia, cardiologia, gastrenterologia e reumatologia.

Embora médico e paciente não estejam fisicamente no mesmo local, a consulta acontece como se estivessem, segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

“Ao chegar no consultório da UBS, o paciente tem os sinais vitais checados e os dados ficam disponíveis no sistema, no prontuário a ser acessado pelo médico responsável pela consulta”, explicou, em resumo, o secretário.

Aprovação

Leandra da Conceição foi atendida na especialidade de dermatologia e aprovou a iniciativa.

“No início fiquei um pouco tímida, mas depois me acostumei. A enfermeira da sala me auxiliou bastante na consulta, o que me deixou mais segura também”, contou a paciente.

Diferencial

São Bernardo é a primeira cidade a ofertar este tipo de serviço em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no ABCD.

O formato agrega tecnologia e rapidez no atendimento de especialidades e na detecção precoce de doenças.

Por ser uma parceria com a Fundação ABC, o equipamento de teleatendimento foi colocado à disposição pela OSS.

Portanto, não houve nenhum investimento municipal neste projeto.

You may also read!

O que abre e fecha neste feriado da Revolução Constitucionalista

Serviços essenciais mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Revolução Constitucionalista

Read More...

Prefeitura de São Bernardo repudia violência contra médica na UPA Alvarenga

Profissional foi agredida, em primeiro lugar, por paciente na tarde de sábado (05.07); GCM chegou rapidamente graças ao botão

Read More...

Diadema lança aplicativo ANA para proteção de mulheres com medida protetiva

A Prefeitura de Diadema lançou nesta terça-feira (08.07), no CISP – Centro Integrado de Segurança Pública, o Aplicativo ANA. Trata-se,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu