Campanha levará informações para MEIs da Estância Turística de Ribeirão Pires
A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (Aciarp) firmaram em 10.11 parceria sem fins lucrativos para a realização da campanha de orientação aos microempreendedores individuais (MEIs).
O objetivo da iniciativa visa orientar sobre endividamento e fortalecer o microempreendedorismo individual na cidade.
O programa “MEI é Assunto Sério”, conta com a parceria institucional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Sebrae e da Agência Tryade Publicidade.
Segundo dados do relatório sintético sobre as características gerais do microempreendedorismo individual no ABCD de 2021, divulgado pelo Consórcio ABC e a Agência de Desenvolvimento, a Estância Turística possui 8.432 empreendedores individuais cadastrados na Receita Federal, 38,9% estariam com alguma inadimplência.
Através de panfleto virtual touch screen, o microempreendedor poderá regularizar o seu negócio através do pagamento de débitos atrasados e promover cursos online oferecidos pelo Sebrae, entre eles, implantação das lojas virtuais e técnicas para turbinar as vendas.
Para os empreendedores endividados, a entidade disponibiliza ainda o canal 0800 voltado para orientações e encaminhamentos.
Visando atingir o maior número de pessoas, o panfleto virtual será enviado pela Aciarp aos celulares dos associados, que integrem ou não a categoria.
O sistema touch permite acesso direto ao serviço, bastando um toque na imagem correspondente.
“A Aciarp fará o disparo do panfleto virtual para todos os associados, independente do enquadramento empresarial. Muitos fornecedores dessas empresas são MEIs, portanto, serão beneficiados através dos nossos associados, que irão replicar o material fornecido pela Agência de Desenvolvimento”, diz, em resumo, Inêz Pasquim Soares, Gestora Administrativa e Financeiro da Aciarp.
Para Sheila Marques, que na ocasião representou o presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo da Silva, muitos trabalhadores perderam o emprego com a pandemia e migraram para o MEI, outros, não puderam comercializar os seus produtos e acabaram endividados, por isso, a campanha.
“O levantamento mostrou que os microempreendedores se endividaram na pandemia, agora é o momento de reorganizar os negócios, por isso, pensamos na campanha online, oferecendo orientações, cursos e encaminhamentos aos empreendedores, tanto na retomada, organização e negociação de débitos”, destacou Sheila.
Para o gerente regional do SEBRAE no Grande ABC, Paulo Cereda, a iniciativa da Agência de Desenvolvimento e do Consórcio ABC veio quando o setor mais necessitava.
“É uma iniciativa inédita entre as entidades regionais e o Sebrae, uma forma moderna e ágil de levar informações, em especial, neste momento de retomada econômica. A instituição colocou os seus cursos a disposição e o 0800 para todos que necessitem de orientação para superar a crise”, disse Cereda.
A parceria com a Aciarp abre a segunda etapa do programa “MEI é Assunto Sério”. Em maio deste ano, em parceria com as sete Prefeituras da região, a ação levou informações e cursos para 204 mil MEIs cadastrados nas sete cidades. A necessidade da campanha veio após levantamento promovido pela Agência de Desenvolvimento e o Consórcio ABC em dezembro do ano passado, quando ficou demonstrado que a taxa de inadimplência dos microempreendedores individuais no Grande ABC, em setembro de 2021, atingiu 40,7%, com picos de 50% antes da pandemia. Os dados foram disponibilizados pela Receita Federal, Ministério da Economia e DataSebrae.