A Secretaria de Saúde de Santo André vai iniciar nesta quinta-feira (10.11) capacitação com 46 farmacêuticos da rede de saúde do município.
O objetivo é fortalecer e dar maior protagonismo ao trabalho desses profissionais nas unidades de saúde.
A atividade, conduzida pela Coordenadoria de Assistência Farmacêutica em parceria com o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo), será dividida em 11 módulos com finalização prevista para setembro de 2023.
Com o programa será implantado o cuidado farmacêutico nos serviços de saúde de Santo André, com o profissional da área tendo mais autonomia para participar das equipes multidisciplinares, principalmente no que se refere ao uso racional de medicamentos, seja relacionado à prevenção ou reabilitação do paciente.
A capacitação também visa reduzir os riscos e custos com o serviço de saúde, proporcionando tratamento mais amplo aos usuários não apenas no momento em que ele procura uma unidade, mas de forma permanente.
Parceria
“Este ciclo de oficinas só está sendo possível em virtude da parceria com o CRF-SP e será um marco no fortalecimento da Assistência Farmacêutica em Santo André. Iremos instrumentalizar e capacitar os farmacêuticos da rede municipal, criando as condições necessárias para a implantação e desenvolvimento do atendimento clínico do farmacêutico aos usuários. O farmacêutico é um profissional que deve ter o seu papel definitivamente consolidado no SUS como promotor de cuidado e não somente dispensador de medicamentos”, explica, em resumo, a coordenadora técnica da Assistência Farmacêutica, Claudia Baseio Papa.
A capacitação teve origem na visita da vice-presidente do CRF-SP, Luciana Canetto Fernandes, ao secretário de Saúde, José Police Neto, em julho.
Na ocasião, Santo André se tornou a primeira cidade do Estado a aderir à proposta do conselho de qualificar os farmacêuticos da rede pública para ampliação dos serviços clínicos.
“Deve ficar claro para toda a comunidade que a prática clínica do farmacêutico qualifica a atenção integral aos usuários, reduz riscos e custos com os serviços de saúde, melhora os desfechos clínicos, potencializa ações realizadas pelos demais profissionais de saúde da equipe multidisciplinar e aplica, na prática, o real conceito do uso racional de medicamentos”, destaca, em suma, Claudia.
Sonho antigo
A qualificação dos farmacêuticos era, acima de tudo, um sonho antigo em Santo André.
“A capacitação dos farmacêuticos, assim como de toda a nossa equipe de saúde, é fundamental para oferecermos tratamento humanizado e de qualidade aos pacientes. Esse treinamento, em parceria com o CRF-SP, será fundamental para darmos respaldo técnico a esses profissionais. O ineditismo da parceria mostra que Santo André se preocupa com o cuidado amplo ao usuário do SUS”, comenta, por exemplo Police Neto.
“Muito feliz por poder reconhecer o árduo trabalho que é dispensado por esses profissionais todos os dias nas nossas unidades de saúde”, acrescenta, além disso.
A capacitação é exclusiva para farmacêuticos da rede.
Vai ocorrer em 11 módulos de 16 horas cada, divididos em dois encontros mensais consecutivos de oito horas, realizados na Fundação Santo André.