Na Semana Internacional do Jerez, descubra rótulos surpreendentes!

In Canto do Joca, Gastronomia On

Você adora Rioja. Sua irmã é fascinada pela Toscana. Seu melhor amigo sempre traz um Malbec delicioso da Argentina.

No seu aniversário de casamento você finalmente abriu aquela garrafa de Champagne.

Sabe o que está faltando? Descobrir o Jerez.

Todos os anos, durante uma semana, gente no mundo inteiro organiza eventos em torno desses vinhos, que são mal compreendidos por muitos e desconhecidos para quase todos.

A Semana Internacional do Jerez, ou Sherry Week, que acontece este ano entre 7 e 13 de Novembro, é uma excelente oportunidade para falar no assunto – e, para você que não conhece, para descobri-lo.

Afinal, o que são os vinhos de Jerez?

  • São produzidos na Andaluzia, sul da Espanha, ao redor da cidade de Jerez de la Frontera.
  • São vinhos fortificados, que recebem adição de álcool de uva na sua produção.
  • A principal uva é uma uva branca chamada Palomino Fino.
  • Em geral, os vinhos são envelhecidos em barris, misturando gradualmente muitas safras diferentes.

Para entender as diferenças entre os estilos, vamos falar dos três estilos disponíveis na Zahil.

Fino e Manzanilla
São brancos vibrantes, de aromas e sabor muito marcantes, voltados para o frescor. Seus sabores são muito diferentes dos vinhos que a maioria das pessoas conhece, então muitas vezes a surpresa tem efeito negativo. Eles são para os vinhos o que é o Dry Martini para os coquetéis – quase salgados, com sabores muito particulares, aquela sensação de impacto na boca que se encaixa perfeitamente numa porção de azeitonas ou canapés e em pratos de peixe e frutos do mar.

Oloroso
Estes nos lembram um pouco vinhos como os Porto Tawny ou alguns Madeira, com uma diferença importante: não têm açúcar! Isso os deixa mais versáteis e fáceis de se beber no dia-a-dia e, especialmente, com comida. Os Olorosos são intensos e volumosos, perfeitos para acompanhar carnes e pratos mais estruturados.

Pedro Ximenez
O principal vinho doce de Jerez é o Pedro Ximenez – o nome da uva e do estilo. As uvas são desidratadas ao sol e acumulam imensas quantidades de açúcar, tornando os PX, seu apelido carinhoso, alguns dos vinhos mais doces do mundo. Eles podem atingir 450 gramas por litro (g/L) de açúcar! Prove acompanhando um manjar de coco com calda de ameixa – dos Deuses!

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu