Equipamento recebe, a partir desta quinta, em primeiro lugar, série de encontros “Além do Olhar” e programação de workshops; atividades são gratuitas
A Casa do Olhar Luiz Sacilotto, no Centro de Santo André, começa a celebrar nesta quinta-feira (03.11), portanto seu aniversário de 30 anos com o primeiro de uma série de encontros sobre memória, patrimônio e arte contemporânea, chamada “Além do Olhar”.
O espaço recebe ainda, no mesmo dia, além disso, o primeiro workshop com o tema “Percursos Urbanos: a relação entre caminhar e fazer livros”, com Marcia Rosenberger.
Todas as atividades são, acima de tudo, independentes e gratuitas.
“Além do Olhar – Memória, Patrimônio e Arte Contemporânea” é uma monitoria interdisciplinar que une história, memória e artes visuais, e lança foco sobre a trajetória, missão e atividades do equipamento cultural que está prestes a comemorar três décadas de existência.
Ao todo estão programados, por exemplo, seis encontros, em 3, 4 e 25 de novembro, e em cada um deles as conversas abordarão temas como patrimônio cultural, memória, cidade e arte contemporânea.
A mediação vai ficar por conta do arte educador e poeta Carlos Lotto.
Mas, as vagas são limitadas a 20 participantes por encontro e é preciso realizar agendamento pelo e-mail casadoolhar@santoandre.sp.gov.br.
Os interessados em participar podem optar entre o período da manhã, das 10h às 12h, ou da tarde, das 14h às 16h.
Territórios de Cultura
O workshop “Percursos urbanos: a relação entre caminhar e fazer livros” tem início no mesmo dia e vai acontecer em todas as quintas-feiras até 1º de dezembro, sempre às 13h30.
A atividade propõe o estudo da caminhada como prática artística e filosófica para redescobrir os atrativos do espaço público, desenvolvendo um olhar pessoal e afetivo em relação ao lugar comum.
A pesquisa de campo se constitui por meio da observação da paisagem urbana, dos resíduos descartados, do elemento humano, do patrimônio cultural gerando registros imagéticos.
Os elementos coletados serão matéria-prima para os participantes construírem as narrativas visuais que compõem seus livros.
A iniciativa é voltada para os estudantes de arte, artistas em formação, fotógrafos e o público com interesse em desenvolver uma linguagem artística.
Quem ministra o workshop é a artista visual e editora pelo selo Loreley Books, Marcia Rosenberger.
A artista visual já participou das residências artísticas A Zero (Editora Medusa/PR) e Arte @o Centro (Torres Vedras/PT); da Feira ArtsLibris En Red (Barcelona e Lisboa) e do programa Formas de la Idea (AR-BR-UY).
Para participar, portanto, é necessário ter mais de 18 anos. As inscrições devem ser feitas por: https://bit.ly/workshopsterritorios2022.
A atividade integra, além disso, o programa Territórios de Cultura, que articula ações de formação cultural ou artística sobre a ampla base territorial do município, oferecendo oficinas e workshops de forma descentralizada.
Todas as atividades, em conclusão, são independentes e gratuitas.
Serviço:
Encontro “Além do Olhar – Memória, Patrimônio e Arte Contemporânea”
Dias 3, 4 e 25/11, das 10h às 12h e das 14h às 16h
Workshop “Percursos Urbanos: A Relação entre Caminhar e Fazer Livros”
De 3/11 a 1º/12, quintas-feiras, às 13h30
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto | Rua Campos Sales, 414 – Centro