Morre aos 90 anos Ethevaldo Siqueira, maior Jornalista de Tecnologia da história do Brasil

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Ethevaldo Siqueira

Joaquim Alessi

Ao lado do também saudoso jornalista Alberto Floret (Folha do ABC) e do dentista e Mestre em Big Bands, Ronaldo Benvenga, tive o prazer de desfrutar de momentos inesquecíveis com o Genial Ethevaldo Siqueira.

Aos 90 anos, ele nos deixa, mas deixa, acima de tudo, um legado do Jornalismo em Excelência, artigo cada dia mais raro.

Entrevistei Ethevaldo no Brasa Bar, e já com bem mais de 80 anos ele mantinha a jovialidade que o colocava entre os experts em inovação.

Ethevaldo foi inovador e revolucionário digital até os últimos dias de vida, portanto.

Durante a pandemia, fizemos uma “live. Eu em casa e ele na dele. Deu mais um show de informação.

Ethevaldo saboreando um choppinho, na nossa live e na TV Cultura

Guardo com carinho seu livro “Revolução Digital”, autografado, e ele escreve: “Ao amigo Joaquim Alessi, brilhante jornalista (bondade dele), ofereço este livro que tem minha participação no capítulo sobre o jazz. Um abraço do Ethevaldo Siqueira, 28/11/2007”.

Dedicatória que guardo como um diploma

Faz que 15 anos, e o livro é todo dele, mas, humilde, citou apenas o jazz, já que nesse dia falávamos sobre a música. Ele, aliás, sempre foi um exímio violinista.

A leucemia tirou-o do nosso convívio, mas tudo o que produziu fica como ensinamento.

Trabalhou na antiga CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) e atuou nos principais veículos de Comunicação do País e do mundo.

O velório será realizado a partir das 14h no Velório Samaritano, em Ribeirão Preto (SP), a 70 quilômetros da terra natal de Siqueira, Monte Alto (SP). O enterro está marcado para as 16h no Cemitério Bom Pastor.

Carreira brilhante

Siqueira se formou na primeira turma de jornalismo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, criada em 1966.

Depois, foi lá, além disso, professor de tecnologia da informação e telemática.

De 1967 a 2012 escreveu para o O Estado de São Paulo como repórter, editor, repórter especial e colunista.

Além disso, foi colaborador da Revista Veja e comentarista da Rádio CBN e fundador de revistas.

Ao longo de sua trajetória profissional, ganhou, em conclusão, vários prêmios, entre eles o José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPQ, em 1985, o Prêmio Telesp de Comunicações, em 1979, o Prêmio Ministério das Comunicações em 1974, além do Prêmio Esso, em 1968 e 1978, e o Comunique-se, em 2007.

É autor, da mesma forma, de vários livros sobre comunicação e tecnologia como “A Sociedade Inteligente: Sobre a Revolução das Telecomunicações, dos Computadores e dos Robôs” (Bandeirante, 1987), “Três Momentos da História das Telecomunicações no Brasil” (Dezembro Editorial, 1998), “Brasil: 500 anos de Comunicações – A eterna busca da liberdade” (Dezembro Editorial, 2000) e “Como Viveremos” (Saraiva, 2004).

Assista à nossa live:

 

 

 

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu