“Ontem o meu adversário disse que eu só ganhei as eleições dele porque o povo nordestino é analfabeto”, afirmou Lula, em primeiro lugar, em discurso na Praça da Matriz, em São Bernardo, nesta quinta (06.10).
Além disso, o ex-presidente reforçou: “Eu queria pedir para vocês que vocês mandassem telefonema para os parentes de vocês no Nordeste. que governa esse País. Ele tem que aprender uma lição”.
A fala, diante de milhares de apoiadores que tomaram a praça e a rua Marechal Deodoro, foi em resposta à declaração de Bolsonaro na véspera.
O concorrente de Lula disse: “Uma noticia importante, pessoal: ‘Lula venceu em nove dos 10 Estados com maior taxa de analfabetismo”. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses Estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessa (sic) regiões.”
Bolsonaro disse, além disso, que “esses Estados do Nordeste estão sendo há 20 anos administrados pelo PT” e que “onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego.”
No primeiro turno, Lula, por exemplo, foi mais votado em 14 Estados, e entre eles todos do Nordeste.
General Braga
Lula lembrou de um episódio no 1º de maio de 1980, quando os metalúrgicos estavam em greve e “quase acontece uma chacina nessa praça”.
O ex-presidente destacou que a diretoria do sindicato estava presa, e o padre Adelino (De Carli) dava guarida aos trabalhadores, para que a gente não apanhasse da Polícia”
Na sequência, afirmou: “No dia 1º de maio, isso aqui estava cheio de gente, de homens e mulheres, e um tal de um general Braga resolveu que queria desocupar a Praça de Matriz, e queria entrar na sacristia, prender as lideranças; os helicópteros sobrevoando essa praça, ameaçando atirar, e apareceu um homem que você conhece (disse olhando para Alckmin), o nosso saudoso senador Teotônio Vilela, companheiro de Alagoas, e fez um enfrentamento aqui com o general Braga, e não deixou que as Forças Armadas trancassem os trabalhadores aqui, e a maioria dos trabalhadores saiu em passeata até o estádio 1º de Maio”.
Antes desse discurso, Lula esteve, da mesma forma, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, de onde saiu em um veículo aberto, ao lado de Fernando Haddad, candidato a governador.
Além disso, estavam no carro o candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os deputados federais eleitos Luiz Marinho (PT) e Guilherme Boulos (PSol).
Milhares e milhares de apoiadores, em conclusão, seguiram os candidatos em uma caminhada gigantesca, que tomou a Rua Marechal Deodoro, até a Praça da Matriz.