Campanhas contra Poliomielite e de Multivacinação seguem até final de outubro

In ABCD, Saúde On
Foto: Igor Andrade/PMD

Diadema está próximo de alcançar 50% de cobertura da poliomielite. Meta é alcançar 95% das crianças 

Responsáveis por crianças e jovens até 15 anos que estão com o esquema vacinal incompleto têm até 31 de outubro para levar os pequenos a uma das 20 Unidades Básicas de Diadema e regularizar a situação, já que as Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foram prorrogadas, pela segunda vez, até 31 de outubro.

Segundo dados locais da Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças (ECD), Diadema já aplicou a dose contra paralisia infantil em 10.796 crianças nesse período, o que representa 46% de cobertura vacinal. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar 95% do público alvo.

Já em relação à multivacinação, pelos dados do município, 5.738 crianças menores de um ano compareceram às UBS, sendo que 5.122 receberam a vacina. Enquanto que no público de 5 a 14 anos, houve 6.918 comparecimentos e 4.533 vacinas aplicadas.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo, garantir todas as doses de vacinas é proteger tanto a criança como toda a sociedade. “As vacinas são uma forma de proteção contra as doenças imunopreveníveis e é fundamental procurar um serviço de saúde para que o profissional faça a conferência da caderneta de vacinação. Com isso, conseguimos aumentar a cobertura vacinal e evitar o ressurgimento de doenças erradicadas no país”, ressaltou Shirley.

Público-alvo

Crianças com idade entre 1 e 4 anos completos precisam do reforço contra a poliomielite. O país está livre da doença desde 1994, entretanto, o cenário pode mudar com a baixa adesão nos últimos anos.

Na campanha de multivacinação, direcionada a crianças e jovens até 15 anos, é possível atualizar vacinas como tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23 e todas as demais vacinas do calendário nacional de vacinas.

Inclusive, o município fez a ampliação da faixa etária dos vacinados contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) e contra a meningocócica ACWY. Confira aqui as novas regras: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28639-diadema-amplia-publico-alvo-para-vacinas-contra-hpv-e-meningococica-acwy

Para receber a vacina e/ou avaliar a caderneta de vacinação, o responsável por crianças até 12 anos precisa ter idade superior a 18 anos e levar a criança ou o adolescente à UBS, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h, munido de caderneta de vacinação e documento de identidade do menor. Já os adolescentes acima de 12 anos podem receber a vacina sem obrigatoriedade de acompanhante. Confira o endereço das Unidades em http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

 

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu