Campanhas contra Poliomielite e de Multivacinação seguem até final de outubro

In ABCD, Saúde On
Foto: Igor Andrade/PMD

Diadema está próximo de alcançar 50% de cobertura da poliomielite. Meta é alcançar 95% das crianças 

Responsáveis por crianças e jovens até 15 anos que estão com o esquema vacinal incompleto têm até 31 de outubro para levar os pequenos a uma das 20 Unidades Básicas de Diadema e regularizar a situação, já que as Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foram prorrogadas, pela segunda vez, até 31 de outubro.

Segundo dados locais da Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças (ECD), Diadema já aplicou a dose contra paralisia infantil em 10.796 crianças nesse período, o que representa 46% de cobertura vacinal. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar 95% do público alvo.

Já em relação à multivacinação, pelos dados do município, 5.738 crianças menores de um ano compareceram às UBS, sendo que 5.122 receberam a vacina. Enquanto que no público de 5 a 14 anos, houve 6.918 comparecimentos e 4.533 vacinas aplicadas.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo, garantir todas as doses de vacinas é proteger tanto a criança como toda a sociedade. “As vacinas são uma forma de proteção contra as doenças imunopreveníveis e é fundamental procurar um serviço de saúde para que o profissional faça a conferência da caderneta de vacinação. Com isso, conseguimos aumentar a cobertura vacinal e evitar o ressurgimento de doenças erradicadas no país”, ressaltou Shirley.

Público-alvo

Crianças com idade entre 1 e 4 anos completos precisam do reforço contra a poliomielite. O país está livre da doença desde 1994, entretanto, o cenário pode mudar com a baixa adesão nos últimos anos.

Na campanha de multivacinação, direcionada a crianças e jovens até 15 anos, é possível atualizar vacinas como tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23 e todas as demais vacinas do calendário nacional de vacinas.

Inclusive, o município fez a ampliação da faixa etária dos vacinados contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) e contra a meningocócica ACWY. Confira aqui as novas regras: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28639-diadema-amplia-publico-alvo-para-vacinas-contra-hpv-e-meningococica-acwy

Para receber a vacina e/ou avaliar a caderneta de vacinação, o responsável por crianças até 12 anos precisa ter idade superior a 18 anos e levar a criança ou o adolescente à UBS, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h, munido de caderneta de vacinação e documento de identidade do menor. Já os adolescentes acima de 12 anos podem receber a vacina sem obrigatoriedade de acompanhante. Confira o endereço das Unidades em http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

 

You may also read!

Gilvan Ferreira entrega creche na Vila Guarani com 240 vagas em período integral

Unidade educacional andreense vai atender, acima de tudo, crianças de 0 a 5 anos A Prefeitura de Santo André inaugurou

Read More...

Documentário sobre os 35 anos do Consórcio Intermunicipal do ABCD ficará disponível no YouTube

Curta documental foim em suma, uma das ações em homenagem às três décadas e meia da entidade regional O Consórcio

Read More...

Rio Grande da Serra comemora 62 anos com programação especial

A Prefeitura de Rio Grande da Serra preparou, em primeiro lugar, programação especial para maio, a fim dea celebrar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu