Eles são indispensáveis para a eficiência dos serviços de saneamento de Mauá. Diariamente, realizam atividades de alto impacto e complexidade, como a instalação, manutenção e inspeção das tubulações e redes de esgoto da cidade. Nesta terça-feira, 27 de setembro, comemora-se o Dia do Encanador, profissional fundamental para o bom funcionamento da infraestrutura do município.
“É bastante desafiador o trabalho do encanador que atua com saneamento. A cada dia há algo novo para aprender e precisamos estar atentos as novidades”, conta Denis André Denadai, que há 10 anos é encanador nas redes de esgoto da BRK.
Segundo o gerente operacional da BRK, Bruno Gravatá, além de executar a montagem de extensões de redes, de acordo com as especificações de cada projeto, o encanador também participa do controle dos processos da área, por meio da elaboração de relatórios das atividades e sugestões de melhorias nos métodos de trabalho.
O trabalho do encanador é de muita responsabilidade e perfeição. Portanto os desafios da profissão também envolvem estar atento às novidades do ofício, buscando a qualificação. “Como toda profissão, devemos fazer o nosso trabalho com vontade e qualidade, reforça Denadai.
Bruno Gravatá explica que alguns motivos para os encanadores serem tão fundamentais para a segurança e a estabilidade dos serviços de esgoto, compreendem as funções de fazer pesquisas sistemáticas de vazamentos em redes e ramais, avaliar as condições gerais dos equipamentos e redes, e conduzir ações corretivas e preventivas de manutenção em redes.
“Esta é uma profissão versátil e estratégica na área de saneamento visto que o encanador atua alinhado aos procedimentos de qualidade, segurança e meio ambiente, assegurando toda a eficiência dos serviços oferecidos à população”, completa o gerente operacional da BRK.