Engana-se redondamente, em primeiro lugar, quem acha que idade avançada é impedimento para conquistas no esporte.
Pedro Pioli, de 82 anos, é prova viva. Ele é uma das atrações do 1º Jotiscs (Jogos da Terceira Idade de São Caetano do Sul), que reúne 800 atletas de sete cidades.
Um dos condutores da tocha durante a cerimônia de abertura, Pedro vai disputar os 800 metros no sábado (1º.10), no CER Natale Cavaleiro, no Bairro São José.
A prova é uma de suas especialidades. Neste ano, ele já conquistou o ouro nos Jogos da Terceira Idade de Santo André e o bronze nos Jogos da Terceira Idade de São Bernardo.
Começou aos 49
Paulistano e morador de São Caetano há 60 anos, Pedro iniciou no mundo do atletismo aos 49 anos e hoje contabiliza 500 medalhas no esporte das pistas.
Já participou, da mesma forma, de 27 edições da Corrida Internacional de São Silvestre, tendo conquistado aos 60 anos o recorde de completar a prova com 1h14min.
Completou, além disso, duas Maratonas de São Paulo e 20 Meia-Maratonas.
Só neste ano, conquistou sete medalhas, sendo cinco de ouro, uma de prata e outra de bronze – já contabilizados os resultados nas cidades vizinhas.
“Para mim, é uma satisfação enorme praticar esporte. Aconselho a todos da terceira idade que têm condições físicas de praticar alguma modalidade, seja ela qual for, que o façam. Esporte é saúde física e mental”, ensina, por exemplo.
Uma peculiaridade do senhor Pedro é que ele presenteia seus professores com as suas medalhas.
“É uma forma de agradecimento a cada um deles, que me auxiliam nas conquistas”, diz, em conclusão.