@chefdantemachado
@bravo.restaurante
Telefone: 4226-6860
Poder desfrutar, em casa, de uma comida de excelente qualidade, de Chef, a um preço muito acessível, é algo típico desse momento de quarentena.
O Chef Dante Machado, formando pela renomadíssima CIA (Culinary Institute of America at Hyde Park) – a mais antiga escola de Gastronomia da América e a principal do mundo, que começou como uma faculdade sem fins lucrativos e hoje tem mais de 300 empresas que recrutam seus alunos, com sede em Hyde Park NY e filiais em San Antonio, Texas, St. Helena, Califórnia e em Singapura – acaba de inaugurar, mesmo em meio à pandemia, o Bravo Bar & Restaurante em São Caetano do Sul.
Como ainda não pode receber clientes na casa, o jovem mas já experiente comandante de cozinha começou há dois dias a servir pratos executivos, com tíquete médio de R$ 30,00.
No menu executivo há pastas, risotos e grelhados que merecem ser conhecidos.
Após sua gradução, Dante mudou-se para Portugal, convidado para chefiar um restaurante no Porto, de cozinha contemporânea portuguesa. Seu pai, o Prof. Dr. Marcos Tobias Machado, urlogista da Uroproctor, também de São Caeatano, Mestre em Cirurgia robótica, lembrou que o filho “montou todo o cardápio”, e retornou ao Brasil por causa da pandemia.
Hoje, ele serve o que chama de “confort food”, e explica: “Tenho muito pratos italianos, que é uma comida que me aconchega muito, a exemplo de massas, risotos, várias opções de grelhados, as tradicionais parmegianas, strogonof, vários tipos de aperitivos, e nesse sábado tem feijoada, e todo dia tem um executivo, para retirada no local, com arroz, feijão, farofa, vinagrete e um grelhado a escolha, que pode ser de frango, de contrafilé, peixe, opções vegetarianas, como um falafel (também vegano), de origem árabe, o bolinho de grão de bico com muitas ervas e especiarias, que é muito bom, e temos em porção, em sanduíche, ou como opção de proteína nesses pratos”.
Pedidos podem ser feitos pelo Ifood, com retirada no local (com 10% de desconto), e também há entregas, mas nesse caso só das marmitas saudáveis, para quem está em casa, de dieta, por recomendação médica, médicos que não podem cozinhar em casa. “Temos nesse caso a opção ‘monte a sua marmita’, na qual o consumidor escolhe a sua proteína e dois acompanhamentos, que podem ser legumes, purês, grãos, cogumelos…”, explica o Chef Dante.
O Prof. Dr. Marcos Tobias Machado dá uma sugestão, do seu prato preferido: “Uma assinatura do Bravo, Tortellini di Briê com azeite trufado”. E, ensina o Chef Dante, harmoniza perfeitamente bem com vinhos brancos encorpados envelhecidos em carvalho, porque o molho é bem cremoso, e então você precisa de um vinho que tenha uma cremosidade, uma intensidade parecida, um Chardonnay da Borgonha.