GCM de São Bernardo flagra e detém dois por roubo a celulares em passarela

In ABCD On
Imagens: Comunicação/PMSBC

Centro de monitoramento do município foi fundamental para captura de dois elementos; um foi preso e outro, menor de idade, apreendido

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo deteve, na tarde de sexta-feira (16.09), dois sujeitos por roubo de celulares na passarela que dá acesso ao Paço, no Centro.

A dupla, sendo um menor de idade, foi flagrada pela guarda, portanto, por meio de câmeras de monitoramento do CIM (Centro Integrado de Monitoramento). O maior de idade foi preso em flagrante e o menor, apreendido.

Os roubos foram efetuados durante a tarde da última sexta, ainda à luz do dia. As vítimas eram sete adolescentes. O grupo de amigos foi abordado pela dupla, que ofereceu droga aos jovens e, posteriormente, forçou o grupo (todos entre 15 e 16 anos) a sentar no chão, entregar os celulares e fornecer as senhas dos aparelhos. Durante o roubo, a dupla ainda efetuou uma chamada de vídeo com outra pessoa, que apareceu no vídeo armada e ameaçou os jovens. O caso foi registrado no 6º DP.

Sete smartphones foram recuperados pela GCM, além de duas mochilas. Todo o episódio foi filmado pelas câmeras. “A GCM de São Bernardo trabalha incansavelmente para inibir todos os crimes da cidade, ajudando as polícias nesse enfrentamento. É por isso que temos umas das centrais de monitoramento mais eficazes, que já impediu que diversos crimes tivessem êxito”, frisou o prefeito Orlando Morando.

Centro de Monitoramento

Referência nacional em videomonitoramento, o Centro Integrado de Monitoramento é um equipamento municipal que concentra imagens de 400 câmeras que estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade e auxilia a GCM na identificação da atuação de criminosos em tempo real.

Além disso, o centro viabiliza o trabalho integrado entre a GCM, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e o Departamento de Trânsito.

Outros crimes

Em agosto, a GCM prendeu, além disso, um homem por furto de cabos elétricos no município.

A ação do sujeito também foi identificada pela corporação por meio das câmeras do CIM.

O flagra permitiu, da mesma forma, que a Guarda chegasse ao local dos fatos minutos depois, quando o homem ainda praticava o delito.

“O nosso centro de monitoramento é um instrumento fundamental para chegarmos aos criminosos com mais rapidez e impedirmos a conclusão de vários crimes”, afirmou, em conclusão, o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

Veja imagens gravadas pelo videomonitoramento:

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu