Telemedicina de São Caetano chega ao terceiro mês com 4.451 atendimentos e aumento de 20% nas solicitações

In Saúde On
- Updated

A inovação que ganha cada vez mais espaço no setor privado também já é uma realidade na saúde pública de São Caetano: o Telemedicina, serviço de orientação médica implantado pela Prefeitura no início de março, completa o terceiro mês com 4.451 atendimentos realizados. 

“Essa é uma inovação que veio complementar a assistência a nossos moradores, trazendo mais conforto e segurança, sobretudo neste momento de pandemia. E, a médio prazo, a base de dados epidemiológicos do serviço de Telemedicina permitirá a formulação de políticas públicas específicas em Saúde, aumentando ainda mais a qualidade de nosso atendimento”, declarou o prefeito José Auricchio Júnior.

O número de usuários atendidos aumenta continuamente. O mês de maio encerrou com 20,5% de atendimentos a mais em relação a abril. E, dentre os usuários, 43,5% fizeram mais de uma solicitação nesse primeiro trimestre, comprovando a aceitação do serviço por parte do munícipe.

Do total das solicitações, 30,1% foram relacionadas diretamente à covid-19 e 17,6% foram dúvidas em relação a sintomas gripais como tosse, gripe e dor de garganta. No entanto, mais da metade dos usuários (52,3%) fizeram uso do serviço para buscar orientações médicas acerca de outros problemas de saúde.

Como resultado do Telemedicina, 85,44% dos munícipes que buscaram orientação médica e de enfermagem deixaram de procurar um pronto-socorro, podendo ter seus problemas solucionados sem sair de casa, por meio de uma ligação gratuita para telefone 0800 941 8543.  

COMO FUNCIONA

O serviço de orientação médica por telefone, inédito entre os municípios da região, destina-se a pacientes portadores do Cartão São Caetano, que apresentem problemas de baixa complexidade. Após efetuar a ligação, o morador é atendido por enfermeiros e médicos, que poderão recomendar o uso de medicamentos isentos de prescrição e, dependendo do caso, orientar que o paciente se dirija até a unidade de Saúde mais próxima. Quadros mais graves, de emergência, continuam sendo atendidos pelo telefone 156 (0800 7000 156), do SOS Cidadão.

PROGRAMA ACELERA SAÚDE

Disponível 24h por dia, 7 dias por semana, o Telemedicina integra o Programa Acelera Saúde, que concentra uma série de ações transformadoras no sistema municipal, como os programas Remédio em Casa e Saúde Hora Extra, que amplia o funcionamento de UBSs para as 21h, de segunda a sexta, e inclui atendimento aos sábados, das 8h às 12h.

Texto: Suzel Tunes

You may also read!

Com arrecadação do Aviva SBC, eventos apoiados pela Prefeitura superam 82 toneladas de alimentos em São Bernardo

Mantimentos recebidos desde 2025 pelo Fundo Social, por meio de ingresso solidário, são destinados a famílias em maior vulnerabilidade São

Read More...

Saiba como a água da Billings tende a reforçar resiliência hídrica de São Paulo

Interligação da represa com o Alto Tietê levará, por exemplo, 4 mil litros de água por segundo à região,

Read More...

Bombeiros resgatam 56 pessoas de afogamento no litoral norte no fim de semana de Carnaval

Domingo (15) foi, em primeiro lugar, o dia com mais registros de vítimas salvas, com 34 resgates em diferentes

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu