ONG atende a população LGBT+ da região e está se preparando para ofertar abrigamento noturno; Fundo Social de Solidariedade fez doação de cobertores, alimentos e produtos de limpeza
O coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema, Robson de Carvalho, esteve nesta quinta-feira (08.09) na Casa Neon Cunha, em São Bernardo, para conhecer o trabalho que a ONG (Organização Não Governamental) realiza junto à população LGBT+ do Grande ABCD. O Fundo Social de Solidariedade da cidade também enviou doações de cobertores, cestas básicas e produtos de higiene para ajudar nas atividades que são desenvolvidas diariamente.
Criada em 2018, a Casa Neon Cunha está desde dezembro de 2021 na Rua Luiz Ferreira da Silva, em São Bernardo, e tem ofertado apoios jurídico, psicológico, orientação para retificação de nome e gênero na certidão de nascimento e demais documentos, capacitação profissional e nivelamento educacional. Atualmente, atende cerca de 25 pessoas ao dia, que passam no local para dormir um pouco, tomar banho ou fazer umas das três refeições que são servidas, café da manhã, almoço e café da tarde.
A partir de dezembro, a expectativa é ofertar também o abrigamento noturno, com capacidade para atender 16 pessoas por noite. “Temos uma demanda grande e rotativa, e neste momento, a maior procura é pela alimentação”, explicou o coordenador da Casa, Raí Neres. “Estamos obtendo todas as licenças necessárias junto à Prefeitura de São Bernardo para sermos reconhecidos como um equipamento da rede de assistência social da cidade”, completou o presidente da Casa, Paulo Araújo.
“Nós, enquanto coordenadoria, e a Prefeitura de Diadema nos colocamos à disposição para parcerias, apoios, trocas de conhecimento, tudo o que for possível em prol da população LGBT+”, afirmou Robson. O coordenador, que antes de estar à frente da Coordenadoria de Diversidades de Diadema atuou por muitos anos junto à sociedade civil organizada, lembrou a importância da realização de políticas públicas ouvindo quem dedica a vida toda à causa LGBT+. “É preciso essa participação conjunta, porque são os movimentos sociais que conhecem os territórios, as populações e as suas demandas”, apontou.
Os representantes da Casa Neon Cunha estiveram em Diadema, em setembro de 2021, por ocasião da inauguração do Ambulatório DiaTrans, equipamento multidisciplinar ligado à Secretaria de Saúde e que funciona como porta de entrada dos serviços públicos para a população de pessoas trans e travestis. “Em Diadema a gente vê a teoria das políticas públicas executadas na prática, porque há liberdade para os técnicos trabalharem em suas áreas”, elogiou Raí.
O encontro, além da entrega das doações e do conhecimento da dinâmica de atendimento realizado na casa, serviu também para aproximar a instituição da administração diademense, já que pelo seu caráter regional, a Casa Neon Cunha atende moradores de todos os municípios do Grande ABCD. “Queremos esse contato com todas as prefeituras, porque não podemos falar em políticas públicas na região que não envolva todas as cidades, que não seja transversal e interseccionada com todas as áreas dos governos”, concluiu o coordenador da Casa.