Medida anunciada pelo prefeito Orlando Morando valida medida a partir desta sexta-feira (09.09), além de deixar facultativa a regra aos profissionais de bares e restaurantes; proteção segue obrigatória nos equipamentos de saúde das redes pública e privada
Com o avanço significativo no enfrentamento à pandemia de Covid-19, São Bernardo desobriga a partir desta sexta-feira (09.09) o uso de máscaras faciais no transporte coletivo, bem como tornando-se facultativo que profissionais do setor de alimentação (bares, restaurantes, hotéis e similares) utilizem o item de proteção.
A medida segue obrigatória, mas somente nos equipamentos de saúde das redes pública e privada.
Sem internação
Prova da melhoria do cenário é que a cidade não registrou, portanto, internação nesta sexta em sua rede.
Em decorrência desta evolução, o prefeito Orlando Morando anunciou na noite de quinta-feira (08.09), em resumo, a nova regra sanitária.
O texto foi publicado, da mesma forma, no Diário Oficial do município, por meio do Decreto nº 22.086.
“Mais um importante avanço para a nossa cidade. Desde o início da pandemia, trabalhamos com muita seriedade e determinação, seguindo os passos da ciência para conter à disseminação do vírus. Agora, podemos seguir com mais esse passo, tornando facultativo para os usuários e profissionais do transporte coletivo e também aos trabalhadores do setor de alimentação de São Bernardo. A restrição segue apenas em áreas que envolvem o serviço de saúde”, sustentou, em resumo, o prefeito Orlando Morando.
Enfrentamento
A mobilização da Administração municipal em relação ao coronavírus foi um plano estruturado e com inúmeras ações para a contenção da disseminação.
Em 2020 foram inaugurados dois hospitais permanentes destinados ao atendimento exclusivo à Covid-19: novo Hospital Anchieta, em abril, e o Hospital de Urgência, em maio.
O município chegou, além disso, a disponibilizar 517 leitos para acolhimento às pessoas infectadas.