São Bernardo promove ações para o Setembro Amarelo

In ABCD, Saúde On
Setembro Amarelo. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Sensibilização sobre o tema ocorrerá em 20, 21 e 23 de setembro na Fábrica de Cultura 4.0 com diversas atividades lúdicas, além de mobilização em equipamentos públicos

Com foco em reforçar a campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de São Bernardo preparou ao longo do mês diversas atividades.

A ação visa, em primeiro  lugar, fortalecer as ações de Saúde Mental, com ênfase na prevenção ao suicídio.

O objetivo da campanha, realizada nacionalmente, é sensibilizar e alertar a população sobre a importância do debate sobre o suicídio e suas causas.

Especialmente neste momento de pandemia, em que os transtornos mentais estão, acima de tudo, afetando mais as pessoas, de diversas maneiras.

Entre os destaques está, por exemplo, o evento “Vida, Uma Experiência”.

Ele  será realizado na Fábrica de Cultura 4.0 de São Bernardo, idealizado pelo departamento de Atenção Especializada da rede municipal de Saúde, em 20, 21 e 23 de setembro, com programação das 9h às 16h.

A ação engloba a sensibilização sobre o tema, por meio de peças teatrais, rodas de conversa, danças circulares, e palestras de especialistas e pacientes.

Além disso, oficinas, trabalhos manuais, prática de Tai Chi Chuan e, no último dia, um Sarau.

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o objetivo este ano é poder levar a campanha para as ruas novamente, com atividade extramuro, que toquem diretamente a população.

“Precisamos retomar o tema com mais força, a pandemia foi um dos grandes gatilhos para as doenças mentais, entre elas o suicídio. É o momento de estarmos mais próximos e engajados no tema e no suporte para estas questões”, relatou.

Mobilização

Para reforçar o cronograma, os nove Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também promovem ao longo do mês, por exemplo, atividades integrativas e de sensibilização.
Isso, em conclusão, junto ao público atendido nas unidades, como a distribuição de laços amarelos, projeções de vídeos, oficinas, rodas de conversas, entre outras.

You may also read!

Dia de Santa Luzia: BRK destaca a história da santa que faz parte de um dos pontos turísticos mais visitados de Mauá

Imagem da Santa, conhecida como a protetora dos olhos e da visão, pode ser vista na Gruta que também

Read More...

Ônibus decorados levam povo gratuitamente ao Natal Iluminado do Paço de São Bernardo

Veículos começam a circular neste sábado (13.12), conectando bairros à Esplanada do Paço com roteiros e horários definidos A Prefeitura

Read More...

Secretaria de Meio Ambiente entrega dois novos espaços do Programa Troca Verde em Mauá

Localidades contempladas são Jardins Mauá e Itapark Nesta quinta-feira (11.12), a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu