A flauta e o papagaio

In ABCD, Artigo On

Guttemberg Guarabyra

Se a questão pudesse ser resolvida pelo diretor do andar de baixo, o assunto morria por ali. Somente em último caso o imbróglio subia para incomodar o staff do presidente.

—-

A secretária estudava flauta doce durante o expediente.

O sobrado abrigava uma repartição administrativa. No andar de cima, o presidente — hoje seria CEO — contava com quatro auxiliares. Um assessor, que raramente aparecia (a fofoca era de que se tratava de um funcionário fantasma) e três secretárias.

No andar inferior, inferior em tudo, nenhum mandachuva à vista, atendia-se o público.

Se a questão fosse resolvida pelo diretor do andar de baixo, o assunto morria por ali. Somente em último caso o imbróglio subia para incomodar o staff do presidente.

O chamado público não adentrava o sobrado a toda hora, de modo que sobravam aqueles momentos em que nem a papelada nem o atendimento pessoal exigiam atenção, e a flauta doce se fazia ouvir.

O som melodioso atravessava a porta fechada da sala da secretária, escoava pelo piso do balcão de atendimento, infiltrava-se pela soleira da porta da salinha de café, misturava-se ao perfume dos grãos torrados, subia a escada e atrapalhava a vida das secretárias do andar superior.

O presidente chamou o diretor do andar de baixo para uma conversa.

E relatou que dona fulana e dona beltrana, que já haviam trabalhado em w, x, z e outras grandes empresas, jamais se defrontaram com tamanha insolência. E pediam explicação sobre como pode ser permitido a uma secretária tocar flauta doce durante o expediente.

Já a assistente mais jovem, acho que Berenice, não dava muita atenção. Dizia, para irritação de beltrana e fulana, que até gostava, pois o som da flauta acalmava.

Mas isso o presidente não citou. Relatou apenas a irritação que a música flutuante causava às auxiliares, pois, segundo elas, em vez de vibração doce, a flauta emitia verdadeiro amargor em forma de ondas sonoras.

O diretor quis saber se o presidente, entre as melodias que a secretária flauteava, teria reconhecido alguma.

Sim, uma das melodias já tinha ouvido. Não lembrava onde. Talvez na casa onde morou antes de mudar-se para a capital. Súbito lembrou que, vejam só, havia um papagaio na família que assobiava aquela melodia.

Um papagaio! A conversa se estendeu por muitos minutos. Houve recordações de infância e comentários sobre a maldade de se criar aves silvestres. O papagaio, coitado, retribuía o podar periódico das asas com canto.

Ao fim da reunião, fulana e beltrana estavam meio que assustadas. Não sabiam interpretar o que houvera lá dentro. No rápido momento em que a porta se abriu para a saída do diretor, pareceu-lhes vislumbrar uma expressão feliz no rosto do presidente.

Nem meia hora havia se passado e do andar inferior, no início baixinho, a seguir um pouco mais forte, ressurgiu o som insidioso que invadia a salinha de café, subia as escadas, incomodava o andar de cima. E que reproduzia uma melodia que o papagaio da família do presidente conhecia.

Música do dia

  • Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Franscico, Interior da Bahia, cronista de ABCD REAL, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro. Entre seus maiores sucessos como compositor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra vez na estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá) , “Espanhola” (com Flávio Venturini), Dona e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu