O candidato a governador de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad, afirmou ser favorável ao decreto do Polo Petroquímico do Grande ABC.
A afirmação foi feita, em primeiro lugar, em atividade no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, neste sábado (27.08).
O candidaro esteve lá para o lançamento oficial da campanha a deputado federal do ex-prefeito e ex-ministro Luiz Marinho.
Lembrado, acima de tudo, de que em 11 de agosto deste ano os prefeitos de Mauá e de Santo André, respectivamente Marcelo Oliveira (PT) e Paulo Serra (PSDB) assinaram decretos nesse sentido, e que falta o Estado adotar a medida, Haddad afirmou: “Eu vou fazer, eu dependo também do prefeito de São Paulo, mas eu vou chamar o prefeito de São Paulo, vou reunir, para que o Polo Petroquímico tenha uma regulação do solo adequada às suas caracetrísticas”.
Mas, o postulante ao Palácio dos Bandeirantes ressalvou: “Você não pode ter moradia muito perto, você tem uma série de constrangimentos que precisam ser observados para a segurança da população e para que o Polo Petroquímico continue se desenvolvendo”.
Governança
Os decretos assinados pelos prefeitos de Mauá e de Santo André criam o Comitê Gestor de Governança do Polo.
O objetivo é promover a coordenação integrada de políticas públicas entre Santo André, Mauá e São Paulo, em apoio à operação do complexo industrial.
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, salientou que o decreto faz parte do trabalho desenvolvido para manter o Polo no ABCD, gerando emprego, renda, parcerias em cursos profissionalizantes e tributos.
“Não medimos esforços para chegarmos nesse dia tão importante e que permitirá que o Polo tenha projetos para mais 50 anos sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente e a saúde da população”, disse, por exemplo.
Políticas públicas
Caberá ao Comitê Gestor de Governança apoiar os órgãos competentes no desenvolvimento das políticas de zoneamento urbano.
Da mesma forma, elaborar estudos e diretrizes, planejar e desenvolver ações para proteger a população.
Além disso, planejar e implantar políticas que contribuam com a diminuição de riscos e aumento da qualidade de vida à comunidade do entorno.
Entre elas estão Planos de Contingência e apoio à implantação dos NUPDECs – Núcleo de Prevenção e Defesa Civil.
Também constam exercícios simulados de evasão da comunidade.
Sem contar a instalação de pontos de encontro e uso de brigada de emergência, projetos sociais, entre outras iniciativas.
Dia histórico
“Hoje é um dia histórico”, destacou, da mesma forma, na oportunidade, o prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal, Paulo Serra.
“Consolidamos, de maneira definitiva, este, que é para a região do ABC, especialmente para as cidades de Mauá e Santo André, um polo que representa um dos maiores geradores de emprego, renda e inovação tecnológica da nossa região. Os decretos municipais criam um Comitê de Governança e conectando com o que há de mais moderno nos polos petroquímicos no mundo. Uma ação inédita, que nos consolida e nos coloca a frente para os próximos desafios do Grande ABC”, declarou, além disso.
Presenças
Além dos prefeitos de Mauá e Santo André, participaram do evento o presidente do COFIP ABC, Max Araújo, o diretor do COFIP ABC e diretor da Braskem, Luiz Pazin, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, Aroaldo da Silva, o presidente do Instituto Seci e representante do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), Guilherme Ferreira, o presidente do Sindicato dos Químicos, Raimundo Suzart, o representante da Abiquim, Yhebert Golveia, representantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, da sociedade civil do entorno do Polo e das associadas ao COFIP.