No total, 15 toneladas de resíduos foram retiradas das instalações
A BRK, responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, realizou neste mês a limpeza preventiva nas estações elevatórias e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Mauá). A intervenção ocorreu no sistema de gradeamento, responsável por reter os resíduos maiores antes do processo de tratamento do efluente. Durante a ação preventiva, que faz parte dos serviços programados pela concessionária, e é feita periodicamente, foram retiradas 15 toneladas de resíduos que se acumularam nos equipamentos.
Os resíduos mais encontrados no decorrer da limpeza foram restos de construção civil (madeira, plástico, papelão, sacos) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes). Esses materiais geram impactos negativos para o processo de tratamento do esgoto e podem provocar obstruções das tubulações nas ruas da cidade ou até mesmo eventuais retornos dos efluentes nas áreas internas de imóveis.
Atualmente, Mauá conta com cinco estações elevatórias em operação, que têm um papel importante nos locais com desnível de solo, justamente por ter a capacidade de transferir os esgotos existentes de um ponto mais baixo para outro mais elevado da cidade.
As estações elevatórias são responsáveis por bombear para o devido processo de tratamento da ETE – Mauá mais de 55 milhões de litros de esgoto por dia. É importante destacar que a cidade possui um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 87% de tratamento.
“Além de identificar possíveis problemas nas tubulações e evitar ocorrências operacionais mais graves, a limpeza e manutenção preventiva das elevatórias e da Estação de Tratamento são importantes para manter os equipamentos em bom funcionamento, garantindo a eficiência do processo de tratamento de esgoto da cidade”, informa Bruno Gravatá, gerente operacional da BRK em Mauá.
O serviço de limpeza preventiva também evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais.
Atendimento 24h
A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta para casos de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizada rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.
Os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800-771-0001, que funciona 24 horas ou pelo WhatsApp, no número (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h. Em horário comercial, a BRK também conta com a página no Facebook para atendimentos.