Projeto Conhecendo os Primeiros Brasileiros é uma série de oito encontros promovidos pela Biblioteca Afro-Indígena do Centro de Formação e Educação Integral e vai ser encerrado com visita a uma Aldeia Guarani, em São Bernardo
Estudantes da Emeb Profº Francisco Daniel Trivinho, no Centro de Diadema, que fazem parte do Programa Mais Educação, estão participando do projeto piloto Conhecendo os Primeiros Brasileiros, que visa difundir a cultura indígena e o conhecimento e respeito aos povos originários brasileiros.
Em uma série de oito encontros organizados pela Bibilioteca Afro-Indígena do Centro de Formação e Educação Integral (Cefei), a formação vai terminar, no final de setembro, com uma visita à Aldeia Guarani Guyrapa Ju, em São Bernardo.
A Biblioteca Afro-Indígena do Cefei é um projeto que visa disponibilizar aos estudantes e à comunidade em geral acervo para que os educandos tenham condições de se aprofundar na temática das relações étnico-racias, além de garantir o estudo da história e cultura africana e indígena nas escolas e na comunidade, a responsável pelo projeto é a professora Daniela Araújo.
“Começamos com os estudantes do Trivinho por conta da proximidade territorial, mas a ideia é expandir para todas as crianças do Mais Educação”, explicou a coordenadora pedagógica do Cefei, Beatriz Manocchi.
Três importantes projetos
Beatriz destacou que a iniciativa envolve três importantes projetos da Secretaria de Educação, que o Mais Educação, programa de educação em tempo integral que atende 3.200 crianças do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I, o Cefei, que tem como objetivo aliar o conceito de educação integral com a promoção da proteção integral do indivíduo; e o Adolescente Aprendiz, já que são os adolescentes que fazem parte do programa que realizam a trajeto a pé entre a Emeb Trivinho e o Cefei.
Facilitadores do programa Mais Educação que tiverem interesse em inscrever suas turmas no projeto Conhecendo os Primeiros Brasileiros podem entrar em contato pelo e-mail coordpedagogica.educacaopopular@gmail.com.